Vereadora Amália Tortato (Novo) | 1º mandato (2021-2024)
Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias
PERFIL DA VEREADORA
Amália Tortato, engenheira mecânica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nasceu em Telêmaco Borba e construiu sua família em Curitiba, onde hoje exerce o cargo de vereadora pelo Partido NOVO.
A jornada política da Amália é influenciada por experiências marcantes: a falência de seu negócio por conta da burocracia da Prefeitura e os escândalos de corrupção expostos pela operação Lava Jato. Esses eventos quase a levaram a deixar o País, mas a perda de sua avó a fez refletir e permanecer no Brasil, para aqui lutar por mudanças.
Em 2020, com o apoio de voluntários dedicados, Amália foi eleita vereadora, comprometendo-se a realizar um trabalho sério e técnico, sem perder de vista as necessidades da população mais pobre.
Na Câmara Municipal, Amália Tortato ganhou reconhecimento como a "Voz da Lava Jato" por sua luta contra a corrupção. Seu foco principal é simplificar a vida dos empreendedores e ampliar a oferta de educação infantil.
Durante seu primeiro mandato, ela foi responsável por diversas propostas legislativas, inclusive de revogação de normas inúteis ou burocráticas, com destaque dessas Leis já aprovadas:
- Lei de Ampliação do Teste do Pezinho pelo SUS;
- Lei da Liberdade do Horário do Comércio;
- Lei da Publicidade nos ônibus para reduzir a tarifa do transporte coletivo;
- Lei que criou o Programa de Avaliação e Formação de Diretores Escolares;
- Lei do Alerta Amber para crianças e adolescentes desaparecidos;
- Lei do Portal de Transparência das Obras Públicas.
Amália se define como uma funcionária da população, sendo a única a usar crachá na Câmara Municipal, como fazem os demais servidores.
Ela combate privilégios da classe política, tanto que é a vereadora mais econômica da Câmara, já tendo devolvido mais de R$ 950 mil aos cofres públicos, por não usar carro oficial, nem gastar com auxílio-combustível ou cota de impressão, além de uma equipe reduzida de assessores.
Amália Tortato mantém vivo o idealismo que trouxe consigo ao se mudar para Curitiba com 18 anos de idade:
"Não sou especial, sou apenas determinada e obcecada por construir um País melhor!", afirma a vereadora, que continua acreditando na transformação do Brasil por meio da educação, do cuidado com a primeira infância, da ética e da criação de oportunidades de trabalho.
» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.