Vereador João da 5 irmãos (PSL)  |  1º mandato

Perfil, contato, comissões que participa, projetos e notícias

Vereador João da 5 irmãos
Vereador João da 5 irmãos assina o termo de posse da 18ª legislatura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Outras informações sobre João da 5 irmãos

PartidoPartido Social Liberal (PSL) Logo PSL
Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
Comissões que participa
Frentes parlamentares que participa
  • FP em Defesa da Advocacia
GabineteAnexo 2, Térreo, sala 2, com acesso pela rua Visconde de Guarapuava.
Telefones3350-4553 (Ramais 4549 a 4554)
Redes sociaisInsta.png
Site/e-mail
Liderança ou função específicaNão exerce no momento.
Nome civil/nascimentoJoão Carlos Rodrigues;
Curitiba (PR), 15/01/1976
Resultados eleitorais
  • 2020 (4.423 votos - PSL)

 

PERFIL DO VEREADOR

O comerciante “João da 5 Irmãos” foi eleito para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba com 4.423 votos pelo PSL. Criado no bairro Cajuru, zona leste da capital, é casado, pai de três filhos e avô de dois netos.

João Carlos Rodrigues tem 45 anos e é natural da capital paranaense. Comerciante, é formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e pós-graduado em Marketing Estratégico pela UniBrasil. Pai de Alice, João Guilherme e Maycon, ele ainda é avô de Rafael e Gabriela. Seu apelido vem da tradição do comércio da família: em 1987, seu pai João Rodrigues, sua mãe Eroni Nascimento, ele e seus quatro irmãos fundaram o Bar e Mercearia 5 Irmãos, que hoje são as Lojas 5 Irmãos.

Com passagens pelo PSC - Partido Social Cristão entre 2001 e 2007, pelo PSL - Partido Social Liberal de 2007 a 2015 e pelo PRP - Partido Republicano Progressistas, de 2015 a 2020, João da 5 Irmãos iniciou sua atuação social e política em associações de moradores. “Sempre lutei pela igualdade social, através da geração de oportunidades, principalmente pelas pessoas que mais precisam”, conta.

É criador e incentivador de vários projetos na área social, como por exemplo o projeto “Verdura Solidária”, que atende famílias de baixa renda, que recebem gratuitamente uma sacola de frutas e verduras. A arrecadação é através de parcerias com voluntários e instituições. Na área do esporte, fundou o Circuito Social Skate, que dá a oportunidade para que os atletas participem de torneios e campeonatos de skate sem custos com inscrições, por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

João da 5 Irmãos foi eleito para o primeiro mandato como vereador de Curitiba com 4.423 votos pelo PSL, partido para o qual voltou em 2020. Autodeclarado de centro-direita, ele afirma que irá atuar em causas “que vêm defendendo ao longo dos anos”: área social, esporte e empreendedorismo. “Tudo com o objetivo de gerar oportunidades aos que mais precisam, fiscalizando, intermediando políticas públicas e criando leis que venham de encontro com o interesse da população”, completa.

Ainda segundo o parlamentar, seu mandato será baseado na transparência, com prestação de contas. “Será um mandato participativo com elementos básicos para a gestão”, afirma. João da 5 Irmãos ainda pretende, paralelamente ao parlamento, continuar desenvolvendo suas atividades comerciais na loja da família. 

» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.