Jonny Stica  |  3 mandatos

Perfil do parlamentar e legislaturas que participou

31/03/2020 - Vereador Jonny Stica

Outras informações sobre Jonny Stica

Legislaturas
  • 17ª (2017-2020)
  • 16ª (2013-2016)
  • 15ª (2009-2012)
Nome civil/nascimentoJonny Magalhães Stica
Curitiba (PR), 10/10/1983
Resultados eleitorais
  • 2016 (5.396 votos - coligação PDT/PRB)
    *assumiu como suplente
  • 2012 (6.609 votos - coligação PDT/PT PV)
  • 2008 (4.016 votos - PT)


PERFIL DO VEREADOR

Jonny Magalhães Stica pretende, em no seu terceiro mandato e contando com 5396 votos, intensificar ainda mais discussões sobre as questões como o metrô, lixo, trânsito, ocupações irregulares, arquitetura, sustentabilidade, cultura, uso de bicicletas como alternativa de transporte, melhoria das calçadas e acessibilidade, além de um transporte público mais atrativo e a intensificação de políticas públicas para a juventude, sempre fiscalizando o Executivo com seriedade e independência.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o vereador presidiu o centro acadêmico da graduação e o Diretório Central de Estudantes, representando 24 mil universitários. Além disso, estudou Urbanismo na Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), onde conheceu soluções para os problemas das grandes cidades.Passou por diversos escritórios de arquitetura e também pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

É filho do ex-vereador e ex-deputado estadual Natálio Stica, que sempre atuou na defesa dos trabalhadores. Stica integrou as comissões de Urbanismo e Obras Públicas (da qual também foi presidente), de Participação Legislativa e especial d a Água. No primeiro mandato, foi líder da oposição por duas vezes.

Teve atuação determinante na renúncia do ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, que resultou na primeira mudança de comando na Casa em 15 anos. Questionou o sistema de votação secreta na Casa e foi contra o aumento do subsídio dos vereadores. O parlamentar apresentou o projeto de lei Rios Limpos, que destina, para a despoluição dos rios da cidade, a verba que a prefeitura já arrecada por meio do contrato de concessão com a Sanepar. Propôs o IPTU Verde, que concede desconto no imposto para quem adotar soluções sustentáveis nas construções, e apoiou projetos de fiscalização de águas pluviais.

Foi líder, na Câmara, de uma rediscussão da Lei das Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), que garante novos incentivos para a preservação da área verde nativa em propriedades particulares. Liderou a Campanha A Pedreira é Nossa!, que recebeu a adesão de 20 mil pessoas em um abaixo assinado pedindo a reabertura da Pedreira Paulo Leminski. Em seu último mandato, foi responsável pelo estudo e reforma do Plano Diretor, finalizando com 72 emendas. Vem, ainda, apoiando vários eventos culturais, principalmente de rua, defendendo o transporte alternativo, destinando emendas para a melhoria e construção de ciclovias e ciclofaixas e ajudando a garantir bicicletários e paraciclos na cidade.

» Informações de responsabilidade do gabinete do parlamentar.