Conheça a Controladoria do Legislativo
A Controladoria do Legislativo (Conlegis) é o órgão de controle interno da Câmara Municipal de Curitiba. Compete à Conlegis, de forma integrada com o sistema de controle interno da Prefeitura de Curitiba, avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual (PPA), no orçamento do Legislativo, além da execução de programas de governo e do orçamento municipal e das normas estabelecidas na LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101/2000).
Além disso, é função da Controladoria comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara. Examinar as fases de execução da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade; exercer o controle sobre a execução da receita, bem como as operações de crédito, emissão de títulos e verificação dos depósitos de cauções e fianças; entre outras atribuições.
O atual controlador da CMC é o servidor Tiago Przysiada. Técnico administrativo, Przysiada é bacharel em Administração, com especialização em Práticas de Gestão na Administração Pública e em Compliance. Após constar em lista tríplice formada pela Comissão de Economia, foi nomeado para a função de controlador para o biênio abril 2025/abril 2027. Ele ingressou na Câmara Municipal de Curitiba em 2012. Atua na Controladoria do Legislativo desde 2015, tendo ocupado a função de Chefe da Divisão de Controle Interno. Acumula a experiência em exercícios temporários como Controlador, tendo exercido o mandato de Controlador do Legislativo (2022-2023).