Zootecnista recebe cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2011 16h45, última modificação 12/08/2021 16h24
O zootecnista, pesquisador e professor Marcos Elias Traad da Silva recebeu, na noite desta quinta-feira (10), o título de cidadão honorário de Curitiba. A solenidade, presidida pela quarta-secretária da Casa, vereadora Noemia Rocha (PMDB), atendeu proposição do vereador Caíque Ferrante (PRP) e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
“Hoje, vamos homenagear um dos profissionais mais respeitados em sua área, inclusive com reconhecimento internacional”, disse Caíque Ferrante ao saudar o homenageado. Zootecnista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Foi diretor do zoológico de Curitiba e desenvolveu atividades para a consolidação do projeto da Rede de Defesa e Proteção na cidade. “Foi professor titular do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da PUC-PR, coordenador do Pólo Regional de Pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná e presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar)”, lembrou o parlamentar sobre o currículo do homenageado.
Caíque Ferrante ressaltou que Marcos Traad tem uma sólida atuação de representação classista, tendo presidido o Sindicato dos Zootecnistas do Paraná e, por três mandatos, foi presidente nacional da entidade. Informou, ainda, que Marcos Traad assessorou projetos e programas do Ministério da Agricultura. Em 1994, foi eleito zootecnista do ano no Paraná e, em 2002, escolhido como zootecnista do ano no Brasil. Palestrante em seminários e congressos, possui artigos publicados e é colaborador em revistas e periódicos especializados. Hoje, é diretor geral do Detran Paraná.
Finalizando, o vereador ressaltou o respeito que possui pelo agraciado.
Agradecimento
Após receber o título, Marcos Traad falou de seu apreço por Curitiba, “cidade hospitaleira que me acolheu com tanto amor”, ressaltou. Agradeceu Caíque Ferrante e aos demais parlamentares pela honraria. “Sei da importância do título de cidadão honorário e de quantas pessoas importantes já o receberam”. Lembrou os momentos difíceis para a consolidação da carreira e o apoio recebido dos familiares. Falou também dos ensinamentos maternos, “mulher guerreira que foi norteada pela ética”, e destacou a importância dos amigos e dos companheiros de trabalho, dedicando a homenagem a Curitiba.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani; o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer; o corregedor geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Carlos Alexandre Scheremeta; o coronel Mauro Alves Pinto, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BP-Tran); o comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná, capitão Rogério Baltazar; o diretor da Receita do Estado do Paraná, Gilberto Della Coletta; o diretor do Insituto de Identificação do Paraná, Newton Rocha; o procurador Antonio Stolte; os vereadores Dona Lourdes (PSDB), Serginho do Posto (PSDB) e Jairo Marcelino (PDT), entre outros.