Zeglin quer fortalecer cidadania nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 30/07/2007 18h10, última modificação 17/06/2021 07h16
O primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT), apresentou projeto de lei que institui o Dia da Cidadania na cidade, a ser desenvolvido pelas instituições municipais de ensino. A data deverá ser lembrada semestralmente, nas semanas em que se comemoram o aniversário de Curitiba, 29 de março, e o Dia da Bandeira, 19 de novembro, com o desenvolvimento de atividades educativas em dias letivos.
Segundo o parlamentar, o objetivo é diminuir o vandalismo na capital, além de desenvolver a personalidade dos estudantes, fortalecendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Para Zeglin, a educação deve ser prioritária na formação dos cidadãos, fundamentada nos princípios da democracia, ética, responsabilidade, interesse coletivo, entre outros aspectos. “Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, agir com respeito e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva. Estes valores e atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, ensinados na escola”.
O Dia da Cidadania tem por meta o incentivo às atividades cívicas e à educação ambiental, além do cuidado com o patrimônio público e o papel do contribuinte como mantenedor.
Vandalismo
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os atos de vandalismo em parques e praças causam ao município prejuízo de mais de R$ 1 milhão por ano, consumindo cerca de 73% dos recursos públicos destinados à manutenção, ao invés de criar novos atrativos ou ampliar os espaços de lazer.