Zeglin pede urgência em obra no Parque dos Tropeiros

por Assessoria Comunicação publicado 13/07/2010 19h10, última modificação 30/06/2021 09h22
Em reunião com o secretário municipal do Governo, Luiz Fernando Jamur, nesta terça-feira (13), o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, Tito Zeglin (PDT), solicitou urgência na conclusão das reformas que a prefeitura de Curitiba está fazendo no Parque dos Tropeiros.
Zeglin, representantes do Movimento Tradicionalista do Paraná (MTG-PR, primeira região) e o superintendente de obras e serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Sérgio Rui Matheus Rizzardo, discutiram a viabilidade de acelerar a entrega da obra para o mês de setembro, quando acontece a Segunda Semana Faroupilha de Curitiba. O Parque dos Tropeiros é o único espaço do gênero na cidade, criado em 94 para homenagear o ciclo histórico do tropeirismo e a cultura tradicionalista. Fica na Cidade Industrial e está fechado para reformas desde o final de 2009.
O MTG está apreensivo com o prejuízo sobre o calendário de atividades. “O que nos preocupa é que importantes eventos do MTG acontecem no segundo semestre do ano e o andamento das obras nos obriga a procurar espaços alternativos em cidades da região metropolitana”, resumiram os integrantes do Movimento. Igualmente preocupado com as questões de preservação da cultura tradicionalista e revitalização do Parque dos Tropeiros, Zeglin agendou a reunião, alertando que o tropeirismo também é uma questão econômica para a cidade. "São milhares de adeptos ao movimento tradicionalista, que vêm cobrando uma posição oficial quanto às reformas do parque, considerando que os rodeios e demais eventos promovidos atraem pessoas de diversas cidades do Paraná e de outros Estados".
Segurança
Jamur adiantou que a revitalização começou pela segurança, com a instalação de nova rede de iluminação. As equipes do Meio Ambiente já colocaram 22 postes, com quatro luminárias cada. Em seguida, serão instaladas câmeras de vigilância. Entre as obras previstas na reforma estão, ainda, novos equipamentos de lazer e para atividades esportivas, novas instalações para uso da Guarda Municipal e atividades comunitárias. O secretário explicou as necessidades técnicas que terão de ser implementadas para cumprir com as exigências dos órgãos de segurança. Contudo, para atender o MTG, ele acenou com a possibilidade de realização, ao menos, da Segunda Semana Farroupilha de Curitiba, entre os dias 16 e 20 de setembro. “Como apenas uma parte do parque será utilizada, vamos pedir um estudo técnico da prefeitura, objetivando a realização do evento”, adiantou.