Zeglin lembra data da imigração polonesa

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2011 19h45, última modificação 09/08/2021 13h59
A contribuição dos poloneses ao desenvolvimento econômico e cultural e à formação da tradição de Curitiba foi lembrada  na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (2), pelo líder do PDT, Tito Zeglin.
O 2 de maio, Dia da Imigração Polonesa, está incluído no calendário municipal desde a última década, por meio de projeto de lei de Zeglin, que, integrante desta colônia, também a representa na Casa.  De todas as colônias presentes no Paraná, a de Curitiba é a maior em número e expressão de contribuição ao desenvolvimento, incluindo-se, segundo Zeglin, "a participação de muitos poloneses na legião expedicionária que participou da II  Guerra Mundial". Em maio de 2004 a Polônia registrou uma marca histórica: a entrada para a  União Europeia. E a cidade de Cracóvia, também em projeto de lei de Zeglin, é  cidade-irmã de Curitiba desde 1992, "difundindo-se diversas iniciativas nos setores cultural e econômico".
Papa
A recente beatificação do Papa João Paulo II pode fazer mudar o parque que leva seu nome para Beato Papa João Paulo II. A iniciativa, do vereador Tito Zeglin, vai alterar a lei de 2005, fazendo jus à  importância do pontífice para Curitiba,  visitada por ele, dando origem à denominação. Por ocasião da vigília, no último sábado (30 de abril), neste logradouro,  foi colocada uma placa alusiva à beatificação ocorrida em Roma (Itália), pelo Papa Bento XVI.  
O vereador também informou que o programa que apresenta na Rádio Iguassu (AM) acaba de completar dois anos. De acordo com o parlamentar, é feita uma prestação de serviços, com ênfase no noticiário religioso e coberturas jornalísticas, uma vez que Zeglin também é jornalista, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).