Zé Maria quer diminuir atropelamentos com ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 08/07/2005 18h35, última modificação 26/05/2021 16h30
Com o intuito de reduzir o índice de atropelamentos cometidos por ônibus na capital, o vereador Zé Maria, líder do PPS na Câmara de Curitiba, propôs projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo a instalar alarmes sonoros em ônibus articulados e bi-articulados de todas as linhas urbanas. O alarme será acionado pelo motorista quando o veículo transitar perto de terminais, estações-tubo, hospitais, postos de saúde, creches, escolas, shoppings e por ruas estreitas.
O proposta ainda determina que o sinal sonoro deverá ser intermitente, de baixa intensidade, com sonoridade diferenciada da buzina do veículo e direcionado para a frente, visando alertar os pedestres da presença do veículo.
Zé Maria conta que o número de atropelamentos envolvendo os ônibus voltou a crescer em Curitiba. "A alta ocorrência de acidentes fez parte do processo de implantação do transporte coletivo na cidade, mas logo o problema foi superado", observa o parlamentar, alertando, porém, ao justificar sua proposta, que, “com o advento dos ônibus articulados e biarticulados, a taxa de acidentes voltou a aumentar”.