Zé Maria participa de evento sobre reabilitação

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2009 16h55, última modificação 28/06/2021 09h30
Defensor das pessoas com necessidades especiais, o vereador Zé Maria (PPS) foi convidado a compor a mesa de abertura do X Seminário Nacional da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (Febiex) e do V Seminário Paranaense de Reabilitação, promovido pela Faculdade Dom Bosco. A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (12), quando abordou os novos caminhos da pessoa com deficiência na sociedade, objetivando uma ampla discussão sobre os rumos educacionais, de saúde, de assistência social e integração, sociedade civil e governo.
“Foi um honra o convite para compor a abertura deste evento, com amplo e importante tema, viabilizando novas discussões dos caminhos que devem nortear todos os segmentos da sociedade na formação do cidadão especial”, disse Zé Maria.
Nesta sexta-feira (13), pela manhã, houve palestra sobre os rumos da política educacional e a pessoa com deficiência, que abordou temas como escola inclusiva, aspectos legais da inclusão escolar, acesso e permanência da pessoa com deficiência na escola, intervenções e adaptações curriculares e o professor na escola inclusiva. Foi ministrada por Angelina Matiskei. Também foram debatidos modelos inovadores de inclusão escolar nas escolas de Curitiba.
À tarde, foi realizada avaliação neuropsicológica da aprendizagem e o acompanhamento do processo evolutivo do aluno, com Egídio Romanelli, além das palestras sobre fatores de risco e a pessoa com deficiência, com Haedy Muraro; os conselhos de direitos das pessoas com deficiências e o papel deliberativo e a inclusão digital da pessoa com deficiência visual.
Sábado
Na manhã deste sábado (14), haverá mesas redondas sobre o terceiro setor, papel político e responsabilidades, financiamentos e solidariedade, sob as explicações de representante do Banco Itaú. Projetos sociais das empresas Kraft, Renault, Bosch e Volvo também serão apresentados. Palestras sobre a intersetorialidade das políticas públicas e a pessoa com deficiência, através dos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho, além do ciclo sobre o SUS e o credenciamento como forma de qualificação de atendimento, distúrbio da cognição e da neurociência, educação em família, serão ministradas por Marcos Meyer. Por último, haverá palestra sobre a comunicação alternativa através do sistema de computadores, por Fernando Capovilla. Ao final de cada uma das palestras, haverá debate com o público.