Zacharow, Nichele e Mário Honda terão homenagens póstumas da Câmara de Curitiba
Indicar personalidades locais para denominar logradouros é uma prerrogativa da CMC. (Foto: Rodrigo Reis/CMC)
Na segunda-feira (16), três homenagens póstumas foram aprovadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), confirmando o apoio dos vereadores às intenções de indicar o ex-deputado federal André Zacharow, o líder comunitário Antônio Nichele e o empresário Mário Honda para denominar logradouros públicos na capital do Paraná.
A homenagem póstuma a André Zacharow é uma iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), que na tribuna elogiou a extensa vida pública do advogado nascido em Jaguariaíva (PR). “Foi deputado federal por três mandatos, professor do Curso de Administração da UFPR, e, por 25 anos, presidiu o Conselho de Administração da Sociedade Evangélica do Paraná (SEB), entidade filantrópica mantenedora da Faculdade e do Hospital Universitário Evangélico”, destacou (009.00013.2023).
Liderança comunitária e religiosa na Região Sul de Curitiba, “Seu Tunin”, como era mais conhecido Antônio Nicheli, receberá uma homenagem póstuma, denominando um logradouro público da capital, por iniciativa do vereador Tito Zeglin (MDB). Um dos pioneiros do bairro Umbará, que depois terá papel importante na construção da Capela São João Batista, Nicheli foi um empresário do ramo da olaria. “Nas missas e terços locais, onde era frequentador assíduo, seu sotaque italiano e entonação vocal eram sempre notados nas orações”, lembrou Zeglin (009.00014.2024 com 032.00018.2024).
“Dedicado, comprometido e responsável, Mario Honda sempre trabalhou de domingo a domingo. Todos os dias acordava às 3 horas da madrugada, para estar na Ceasa às 4 horas. Ele ajudou na formação do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná [Sindaruc] e, em 1996, foi designado para ser diretor social, cargo que ocupou por muitos anos”, relatou, em plenário, Nori Seto (PP), propositor da homenagem. “Mario Honda ajudava muitas pessoas e entidades, doando constantemente a hortigranjeiros e às associações da comunidade nipo-brasileira”, completou (008.00014.2023).
A homenagem póstuma a Levi Castro da Silva, proposta por Tico Kuzma (PSD), foi adiada por cinco sessões e será votada somente em 2025 (009.00021.2024).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba