Wirbiski é eleito presidente da Comissão de Urbanismo
O vereador Helio Wirbiski (PPS) foi eleito presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal. A escolha foi realizada durante reunião de instalação nesta quarta-feira (4). O vice-presidente será Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Wirbiski afirmou que é necessário cobrar da prefeitura maior atenção a alguns segmentos da sociedade, como o setor produtor de software da capital. Para 2015, os vereadores planejam audiências públicas e reuniões setoriais. “Além disso, teremos neste ano um grande desafio com a aprovação do Plano Diretor”, declarou.
Também foi comentada pelos vereadores a condução que Jonny Stica (PT) deu à Comissão de Urbanismo, durante os dois últimos anos, quando esteve na presidência do colegiado. Stica se disse satisfeito com o trabalho realizado e que deixa a presidência com “o sentimento de missão cumprida”.
O vereador apresentou um relatório sobre as atividades desenvolvidas em 2014, quando nove audiências públicas foram promovidas para discussão da Revisão do Plano Diretor. Entre os temas debatidos esteve urbanismo, meio ambiente, uso do solo e zoneamento, acessibilidade, paisagem urbana, mobilidade e transporte público, ciclo-mobilidade, habitação e regularização fundiária (leia mais).
Braga Côrtes alerta que apesar das muitas audiências realizadas para discutir o planejamento da cidade, quando o projeto do Plano Diretor vier para votação na Câmara, haverá demandas populares para a apresentação de emendas. “Precisaremos de uma forma rápida fazer essa ponte entre a população e o poder público”, pontuou.
Também integram a Comissão de Urbanismo os vereadores Mauro Ignacio (PSB) e Toninho da Farmácia (PP). Compete ao colegiado discutir assuntos como planos de desenvolvimento urbano, controle do uso do solo urbano, sistema viário, trânsito, edificações, obras públicas, política habitacional do Município, tecnologias da informação e software.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba