Walmor Weiss é cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h11

“O homenageado não é só um empresário de sucesso mas um brasileiro comprometido com a liberdade do nosso povo”, afirmou o vereador Jônatas Pirkiel (PL), no discurso de saudação da entrega do título de Cidadão Honorário a Walmor Weiss. A cerimônia, presidida pelo vereador Celso Torquato (PMDB), aconteceu no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (25), por proposição de Pirkiel e do Pastor Valdemir Soares.
Na saudação, o parlamentar discorreu sobre a vida do homenageado desde seu nascimento em Rio do Sul, sua vinda para Curitiba, a passagem pelo Exército e o período em que foi preso político, e as dificuldades enfrentadas, posteriormente, em conseqüência da prisão “Talvez o único motivo de sua prisão tenha sido a fidelidade à Constituição, ao presidente da República e à liberdade política do povo brasileiro”, afirmou Pirkiel. O parlamentar destacou , ainda, sua trajetória como empresário em vários ramos de negócios, criando mais de 900 empregos na cidade.
Solidariedade
“Bem poucos homens somam o engenho da virtude, num total de dignidade e comprometimento com os brasileiros como o homenageado,” disse o vereador, lembrando, ainda, o trabalho social desenvolvido pelo empresário, que criou a “Fundação de Assistência da Criança Cega de Curitiba” e a Associação Só Vida”, para crianças portadoras de HIV, com recursos de doações e da venda do livro “O Bugrinho”, de sua autoria.
Depois de receber o título, Walmor Weiss disse que naquele momento estava homenageando todos os que tinham amargado e morrido nas prisões pela democracia. Falou de seu orgulho e satisfação pela homenagem e adiantou que segue seus dias pensando no que tem a fazer e que o tempo é muito pequeno e, por mais que se faça, sempre fica a sensação de que podia ter feito mais pelos cidadãos. Agradeceu o apoio recebido de sua família e de seus filhos, que o compreenderam e o amaram. Comentou dos amigos, que sempre estiveram ao seu lado e, também, que é o amor que faz com que se acredite na justiça. Disse estar lisonjeado com a homenagem e que espera poder ainda fazer muito por nossa cidade.
Presenças
A cerimônia foi prestigiada pelo deputado federal Gustvo Fruet, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Natálio Stica; o comandante do Cindacta II, coronel aviador Carlos de Aquino; o presidente do corpo consular do Paraná, cônsul-geral da República das Filipinas, Kiyoshi Ishitani; o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Plana; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Gomes Slaviero; Paulo Mais de Oliveira, representando o grão mestre do Grande Oriente Brasil-Paraná; Camilo Turmina, e os vereadores Jairo Marcelino (PDT), Julieta Reis (PFL), Jair Cézar (PTB), Jorge Bernardi (PDT), Paulo Salamuni (PMDB), Elias Vidal (PFL) e José Roberto Sandoval (PTB).