Vulto Emérito ao atleta Joel Kriger será entregue pela CMC

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 15/05/2023 10h25, última modificação 15/05/2023 08h44
O também alpinista detém o recorde nacional de ser o brasileiro mais velho a conquistar o cume do Monte Everest.
Vulto Emérito ao atleta Joel Kriger será entregue pela CMC

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nessa terça-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entrega o título de Vulto Emérito de Curitiba a Joel Kriger. Ele, que é montanhista, alpinista, nadador e triatleta, engenheiro e empresário, aos 68 anos, foi o mais recente e mais idoso brasileiro a conquistar o cume do Everest. A homenagem será realizada em sessão solene, marcada para as 19h30, no Palácio Rio Branco (061.00025.2023). Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018. Apresentada pelos vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcelo Fachinello (PSC), Marcos Vieira (PDT) e Oscalino do Povo (PP), a lei que deu origem à homenagem ao curitibano (lei municipal 16.146/2023) foi aprovada pela CMC, em 28 de março.

Joel Kriger é engenheiro. Ele foi nadador até mais ou menos 17 ou 18 anos. Depois, foi morar no Rio de Janeiro, onde fez faculdade, se formou e começou a família lá. Tempos depois, ele voltou a Curitiba”, disse Herivelto Oliveira, no dia da votação da homenagem. Depois de parar de nadar, continuou o vereador, o homenageado “levou uma vida sedentária” até os 50 anos de idade, quando recebeu o convite de um amigo para escalar. 

O montanhista detém o recorde nacional de ser o brasileiro mais velho a conquistar o cume do Monte Everest, aos 68 anos de idade, no dia 15 de maio de 2022. Oliveira, que escreveu a biografia do homenageado, ressaltou, na votação do projeto de lei, que ele também foi o terceiro curitibano a alcançar a façanha. O atleta também já subiu o ponto mais alto de cada continente, fechando o Desafio dos 7 Cumes. O novo desafio é concluir a travessia do Canal da Mancha, em agosto, marca na qual ele já chegou muito perto.

Dia do Influenciador Digital

Por iniciativa de Alexandre Leprevost (Solidariedade), conforme requerimento aprovado pela CMC em 18 de abril (061.00027.2023), o Legislativo promove, na quarta-feira (17), também às 19h30, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Influenciador Digital. A lei municipal 16.030/2022, que instituiu a data no calendário oficial, é de autoria do vereador e foi aprovada pela Câmara em maio do ano passado.

Com a pandemia, muitos influenciadores se reinventaram, conquistaram diferentes nichos de trabalho e conseguiram impulsionar empresas, com novas formas de anunciar os produtos e de se reerguer diante das dificuldades econômicas. Hoje, muitos que criam conteúdo online são reconhecidos como celebridades, além de serem o canal de relacionamento entre marcas e consumidores, divulgando opiniões e produtos. A data foi proposta com o intuito de incentivar o papel dos influenciadores digitais para que sigam divulgando informações relevantes para a sociedade e que não prejudiquem o público consumidor.

Sessões solenes

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos. A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades serão transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba