Vulto Emérito a Liamir Hauer será entregue nesta semana

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/05/2023 12h10, última modificação 08/05/2023 14h04
Solenidade será realizada na quinta-feira (11), no Palácio Rio Branco.
Vulto Emérito a Liamir Hauer será entregue nesta semana

A homenagem à escritora curitibana foi aprovada pela CMC no Dia Internacional da Mulher. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entrega o título de Vulto Emérito de Curitiba à escritora centenária Liamir Santos Hauer. Aprovada pelos vereadores e vereadoras em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a homenagem será realizada no Palácio Rio Branco, a partir das 19h30. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

A norma que deu origem (lei municipal 16.132/2023) à honraria é de Mauro Ignácio (União). Curitibana, Liamir Hauer completou 100 anos em fevereiro. Ela também foi enxadrista, trapezista circense, primeira-dama de Curitiba e escriturária concursada do governo paranaense. Atou na Biblioteca Pública do Paraná, na Escola de Música e Belas Artes, no Centro Audiovisual e na Biblioteca do Colégio Estadual Professor Guido Straube.

“Mulher muito à frente de seu tempo. Mulher determinada, extrovertida, sem medo de desafios. Estamos falando da década de 1930”, falou Ignácio, no dia da votação do seu projeto de lei, em primeiro turno. “Foi uma das primeiras mulheres a dirigirem em Curitiba, tendo as noites para sair com o capote e chapéu do marido, a fim de não ser molestada por estar guiando. Manteve a CNH e dirigiu por Curitiba até os 93 anos de idade.”

A homenageada é ainda integrante do Centro de Letras do Paraná, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Academia de Cultura de Curitiba, da Soberana Ordem do Sapo e da Academia Feminina de Letras do Paraná. O requerimento que agendou a sessão solene, marcada para quinta-feira (11), às 19h30, foi aprovado pela CMC em 26 de abril (061.00031.2023). 

Vulto Emérito

O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

Dia Internacional do Trabalho

Nesta terça-feira (9), também às 19h30, a CMC promove uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho. A iniciativa é do gabinete parlamentar de Rodrigo Reis (União), conforme requerimento aprovado pelos vereadores e vereadoras da cidade, no dia 18 de abril (061.00028.2023). A sessão solene será transmitida pelas redes sociais.

A criação do Dia do Trabalhador está relacionada às lutas e às manifestações. As empresas estão cada vez mais se conscientizando de que o capital humano é o principal valor e fonte de crescimento e expansão. Em vários países, a data é um momento de reflexão sobre a força de trabalho e o seu papel dentro das organizações”, disse o vereador, na justificativa da proposição.

Sessões solenes

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades da CMC são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.