Vulto Emérito a fundador da casa de shows Wood’s será entregue dia 3
O Vulto Emérito de Curitiba ao empresário e engenheiro agrônomo Fabrício Maggi Schmidt será entregue pela Câmara Municipal na próxima segunda-feira (3). O título é a maior distinção que uma pessoa natural da cidade pode ganhar, sendo o equivalente à Cidadania Honorária de Curitiba, concedida a quem nasceu em outras localidades.A sessão solene está marcada para 9h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.
A concessão da homenagem ao curitibano foi aprovada nos dias 20 e 21 de maio. A iniciativa foi apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade), que destacou a trajetória dele, que vem de uma família de empreendedores. Ainda aos 19 anos, Fabrício Schmidt idealizou e fundou a casa de shows Wood’s, voltada para o público jovem, que se tornou uma das maiores redes de entretenimento e referência do ramo no país. Ele ficou à frente da administração do empreendimento entre 2005 e 2015.
“Casado e pai de três filhos, atualmente está no ramo da construção civil, com obras pela capital paranaense. Empreende também no ramo da importação de alimentos e bebidas, com o comércio voltado para o público curitibano, e é acionista de uma das maiores empresas do agronegócio do país, a Amaggi, sendo membro do seu Conselho de Administração”, disse Leprevost, durante a defesa da sua homenagem, em plenário.
O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada em 1963 (lei municipal 2.255/1963, já revogada) para “perpetuar na memória coletiva da cidade, personalidades que tenham honrado e dignificado na prática de fatos concretos de expressão utilitária”. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.
O decreto legislativo 12/2024, que confirma a entrega do título, foi promulgado em 21 de maio. A solenidade será no Palácio Rio Branco, na segunda-feira, às 19h30.
Quando são realizadas as sessões solenes da Câmara?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba