VT Esportivo, planos de saúde e mais notas do dia 29 de junho

por por José Lázaro Jr., Fernanda Foggiato e Maurício Geronasso*, especial para a CMC — publicado 29/06/2022 17h10, última modificação 29/06/2022 18h18
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
VT Esportivo, planos de saúde e mais notas do dia 29 de junho

Notas da Câmara de Curitiba do dia 29 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

“VT Esportivo”
Assegurando que seguirá apoiando o projeto com emenda parlamentar no próximo orçamento, Marcelo Fachinello (PSC) comemorou a expansão do “VT Esportivo”, como ficou conhecida a ajuda de custo dada pela Prefeitura de Curitiba a atletas e paratletas que residem na capital do Paraná para eles frequentarem os treinos e competições locais. “Para os que estão começando, esse incentivo é fundamental”, disse, destacando a expansão do programa de 400 para 1.133 participantes, “e a tendência é aumentar ainda mais”. 

Planos de saúde
Flávia Francischini (União) comemorou, em plenário, a ação do Ministério Público Federal (MPF) que recomendou à Agência Nacional de Saúde a garantia de tratamento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos planos de saúde. “A partir de 1º de julho todas pessoas diagnosticadas com transtornos de desenvolvimento devem ter cobertura obrigatória”, destacou a parlamentar. Ela atribuiu a ação do MPF à articulação da comunidade de pessoas que precisam de tratamento e criticou o Superior Tribunal de Justiça por ter cedido na questão do rol taxativo.

Pista de skate
As obras de recuperação da pista de skate da avenida Wenceslau Braz, realizadas pela Prefeitura de Curitiba, foram elogiadas pelo vereador Oscalino do Povo (PP). “Já estão sendo repostos os equipamentos. Fico grato à contribuição proveitosa à juventude”, disse o parlamentar.

Retirada*
Mauro Bobato (Pode) apresentou requerimento (415.00004.2022) solicitando sua saída da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (409.00006.2021).

Unidades de saúde*
Após reclamação de usuários sobre falta de medicamentos em Unidades de Saúde, a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) protocolou pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o assunto. A parlamentar indaga a respeito da distribuição e dos estoques de medicamentos para atendimento à população (062.00450.2022).

Parteiras e doulas*
Pedido de informações da vereadora Carol Dartora (PT) pede dados sobre o acompanhamento de parteiras e doulas nos partos realizados nos hospitais de Curitiba. O requerimento será enviado à Secretária Municipal de Saúde (062.00451.2022).

Acidentes e Licitação*
Dois requerimentos da vereadora Indiara Barbosa (Novo) fazem questionamentos a secretarias municipais de Curitiba. Da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, ela quer os números dos acidentes de trânsito e atropelamentos envolvendo ônibus articulados e biarticulados nas canaletas (062.00452.2022). O outro requerimento questiona a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional sobre a dispensa de licitação em favor da empresa Pontual Serviços Terceirizados (062.00453.2022).

Caximba*
O vereador Nori Seto (PP) protocolou pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde. O parlamentar indaga sobre relatos de falhas na realização de exames médicos na Unidade de Saúde do Caximba. Solicita ainda esclarecimentos sobre a não realização das consultas odontológicas, supostamente por falta de profissionais e de medicamentos. Também pergunta sobre o tempo de espera dos usuários para atendimento (062.00454.2022). 

Frota de ônibus*
O vereador Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da quantidade e da qualidade da frota de ônibus que atendem as linhas Santa Cândida/Capão Raso e Pinheirinho (062.00455.2022).

Publicidade*
Amália Tortato (Novo) questiona o Executivo sobre a implementação do art. 25 da da lei municipal 12.597/2008, que trata da utilização publicitária dos espaços externos dos veículos da frota de sistema de transporte publico do município (062.00456.2022).

Rondas ostensivas*
Informações sobre o número de ocorrências policiais registadas no bairro São João nos anos de 2021 e 2022 é o tema do pedido feito por iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União) à Secretária de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) (074.00011.2022). O vereador pede esclarecimentos quanto ao número de assaltos praticados por motociclistas e outras modalidades, tais como assaltos a residencias e comércios da região. Ainda questiona as ações que estão sendo tomadas para minimizar os problemas de segurança do bairro.

Nota de pesar*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento do ex-jogador de futebol Nilo Roberto Neves, falecido na última quinta-feira (23), aos 79 anos (078.00041.2022). Em plenário, lamentou a morte e pediu um minuto de silêncio em respeito ao passamento da Irmã Terezinha do Menino Jesus, da Ordem dos Carmelitas.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba