Votos de Congratulações são concedidos pela Câmara em sessão solene
Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal homenageou com Votos de Congratulações e Aplausos 15 pessoas, empresas e entidades que se destacaram na sociedade curitibana. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em sessão solene nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a concessão de 15 Votos de Congratulações e Aplausos, que foram destinados a pessoas, empresas e instituições que obtiveram destaque em suas atividades. A homenagem foi proposta pelo vereador Nori Seto (PP), que presidiu a cerimônia. Também compuseram a mesa: Misaki Shoji, vice-consulesa do Japão; Nassim Ventura Bacila, representando o deputado federal e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; Fábio Tomita, representando o deputado federal Luiz Nishimori; Amanda Leska, representando a deputada estadual Maria Victoria; e Rui Hara, ex-vereador.
O evento também teve a presença de: Sakae Tamura, presidente da Confederação Brasileira de Golf 7; Kiyoshi Ishitani, cônsul das Filipinas; Sérgio Garcia Júnior, sócio-administrador do Sistema Educacional Dynamico; Cristiane Ueta, coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo-Japão no Brasil; Nelson Tossa, presidente da Comissão Projeto Sakura da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.
Assista à solenidade no Canal da Câmara no Youtube.
Veja as fotos do evento no Flickr da Câmara.
Saudação
“Talvez não seja do conhecimento de todos, mas além da elaboração de leis e da fiscalização dos atos do Poder Executivo, a Câmara também tem a atribuição de reconhecer, enaltecer e incentivar pessoas, empresas e instituições que se destacam em nossa cidade”, disse o vereador Nori Seto ao iniciar a saudação oficial aos homenageados.
Ele esclareceu que as 15 indicações ao recebimento de Votos de Congratulações e Aplausos foram feitas pelo seu mandato, mas precisaram passar pela aprovação dos demais vereadores. “Todas as 15 homenagens foram aprovadas por unanimidade. Isso pode parecer uma coisa simples e banal, mas em tempos de guerra política, de polarização, de grandes embates ideológicos entre diferentes formas de entender o mundo, conseguir a unanimidade numa Câmara de Vereadores composta por políticos das mais diversas tendências é algo que deve ser enaltecido”, afirmou o parlamentar.
Para enaltecer os convidados e a importância da homenagem, Nori Seto usou uma fala do filme Extraordinário, afirmando que “todas as pessoas do mundo deveriam ser aplaudidas de pé ao menos uma vez na vida”. Para ele, a “essa sessão solene é um reconhecimento ao trabalho daqueles que se dedicam a servir a sociedade diariamente, por meio da sua disposição e esforço em dar o melhor nas tarefas, sempre com responsabilidade. Que esta noite sirva de inspiração e motivação para que todos os homenageados continuem cada vez mais firmes e fortes em suas caminhadas”, concluiu Nori Seto.
Relações amistosas entre o Japão e o Brasil
Misaki Shoji, vice-consulesa do Japão, disse ser uma grande honra poder representar o governo japonês nesta cerimônia. “Ficamos extremamente agradecidos pelas suas contribuições na promoção das relações amistosas entre o Japão e o Brasil”, disse ela, referindo-se à atuação do vereador Nori Seto. Ela também agradeceu em nome do governo japonês a Laura Hiroko Tamaru, pela organização do livro "50 Anos de Convênio – da Amizade e Cooperação – Província de Hyogo, Japão, e Estado do Paraná, Brasil". A vice-consulesa encerrou sua fala desejando saúde e sucesso contínuo a todos os homenageados em seus empreendimentos.
Os que trabalham e conhecem a realidade do dia a dia
Nassim Ventura Bacila, representante do deputado federal e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, entende que a causa mais justa pela qual se deve lutar é a “bandeira daqueles que trabalham e que conhecem a realidade do dia a dia do nosso estado, daqueles que conhecem as dificuldades que passam os empreendimentos e projetos sociais”. Bacila elogiou Nori Seto enfatizando que o vereador luta pelos que geram emprego e também por aqueles que precisam ser capacitados ao trabalho. “Estamos trabalhando para tornar o estado do Paraná um ambiente receptivo a investimentos. O estado deve se atualizar para que se transforme numa referência em estrutura, logística e, acima de tudo, em capacitação”, finalizou.
Amanda Leska, representando a deputada estadual Maria Victoria, presidente estadual do Partido Progressistas, disse trazer o carinho de Maria Victoria e o orgulho diante da atuação do vereador Seto. “Orgulho em saber que você representa nosso partido na capital, sendo uma força de trabalho, de seriedade e de comprometimento com a população”, afirmou. Para ela, os homenageados são merecedores da honraria na medida em que movimentam a economia local, geram empregos e preservam a cultura. Fábio Tomita, representando o deputado federal Luiz Nishimori, leu uma mensagem do parlamentar na qual ele congratula o vereador Nori Seto pelo trabalho realizado em prol da comunidade nipo-brasileira no Paraná e exalta os indicados aos Votos de Congratulações e Aplausos.
Homenageados
Casa China. Iniciou suas atividades em 1997, em Curitiba, fundada pelo senhor Akira Yamashita, como uma loja que reunia produtos de utilidade para o lar, no valor de R$ 1,99. A empresa aumentou a diversidade de seus produtos e se desenvolveu com a missão de “superar as expectativas dos consumidores, com uma variedade de produtos, excelente atendimento e preços competitivos”. Atualmente, são 64 unidades espalhadas no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. A empresa tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade, gerando rendas e empregos para a população. Pela celebração do Jubileu de Prata desta empresa curitibana, cuja visão é “ser a maior empresa de varejo do Brasil em utilidades domésticas”, o vereador Nori Seto presta homenagem ao presidente da Casa China, Aécio Toshiaki Nomura.
Viviane Mendonça. Professora e incentivadora do cicloturismo e da ciclomobilidade, tendo percorrido mais de 45 mil km de bicicleta. Em 2011, abandonou o carro e passou a utilizar a bicicleta, como meio de transporte. Também em 2011, criou, nas redes sociais, o perfil "Vou de Bike e Salto Alto", para incentivar o uso da bicicleta entre as mulheres como esporte, lazer e transporte. Em 2020, "Vou de Bike e Salto Alto" foi o único grupo feminino de bicicleta da América Latina, escolhido pelo Facebook, para receber treinamento integral, direto dos Estados Unidos, contribuindo para o incentivo, a inclusão e o empoderamento das mulheres ciclistas. Em reconhecimento à criação do grupo virtual, que tem mais de 100 mil seguidores, e ao seu ativismo na ciclomobilidade, recebe a homenagem Vivi Mendonça.
RCM Técnica. Iniciou nos anos 1980, de modo informal, quando Juarez Antônio Batista fazia manutenção e conserto de cortadores de frios e moinhos de café. Nos anos 1990, passou a prestar assistência para o Supermercado Real. Na época, passou por dificuldades por inexperiência administrativa, fase que serviu para aperfeiçoar e aprimorar a gestão. Hoje, a empresa é referência em revenda e assistência técnica autorizada, com um portfólio de mais de 1.000 clientes ativos. Tem 17 colaboradores diretos e outros indiretos. Com a ampliação dos negócios, conta com duas oficinas e uma loja especializada em equipamentos para gastronomia. Pelo histórico de perseverança e constante evolução da RCM Técnica, o vereador Nori Seto entrega o diploma ao chefe do departamento de manutenção, Marco Antônio de Deus.
Nelson Okamura. Em 30 de Junho de 1983, Nelson Tikara Okamura e Maria de Fátima Claro Okamura fundaram a Fane Tecidos, cujo nome é inspirado na inicial de Fátima e Nelson.Eles alugaram um pequeno espaço no Boqueirão e iniciaram uma abordagem inovadora: se os clientes tinham dificuldades em chegar até a loja, que era afastada do centro, a loja ia até os clientes. No final da década de 1980, perceberam uma demanda por tecidos para uniformes profissionais e se tornaram pioneiros na distribuição destes tecidos, atendendo toda a Região Sul. Passaram a importar fios e a produzir as próprias malhas, criando o padrão Fane de qualidade. Hoje é uma das principais distribuidoras de tecidos e malhas da linha profissional no Brasil. Pela celebração do Quadragésimo aniversário, o vereador Nori Seto entrega a homenagem ao fundador da Fane Tecidos, Nelson Okamura.
Jorge Yasufide Uesu. Nasceu em Cambará, em 1947. Como o pai faleceu cedo, sua mãe trabalhou como costureira, sem medir esforços, para criar os 4 filhos. Em 1961, veio estudar em Curitiba. Formou-se em Medicina e se especializou em Oftalmologia, profissão que exerce até hoje. Casado com Neli Miyague Uesu, é pai de Jorge Júnior, Vivian, Fábio e Sílvia, e avô de 5 netos. Descendente de Okinawa, sempre participou da comunidade nipônica. Para preservar e difundir a cultura, ajudou a fundar, em 2006, a “Associação Okinawa Kenjin de Curitiba”, sendo seu primeiro presidente. É colunista das páginas do Facebook “Cambará – Memórias e Fotos” e “Moradores do Jardim das Américas”. Pelos 50 anos de exercício da Medicina, pela divulgação da cultura okinawana e pelas crônicas que marcam o Paraná, recebe a homenagem, o Doutor Jorge Uesu.
Olívio Zem. Motorista e trabalhou com transportes a vida inteira. Apaixonado pela profissão, em 1969 comprou o primeiro caminhão. O negócio cresceu, adquiriu mais oito veículos e, em 1983, fundou a Transportadora Santa Felicidade. Com a marca da seriedade e determinação do fundador, a empresa foi reconhecida no mercado, ampliou os serviços, oferecendo mais qualidade e agilidade e ganhando a confiança dos clientes. Em 2008, com a reposição no mercado, recebeu a denominação de Sanfe. Presente em cinco Estados, com a missão de prestar serviços logísticos com qualidade, pontualidade e segurança, a Sanfe possuiu certificações que a habilitam a transportar produtos perigosos. Pela celebração do Quadragésimo aniversário, o vereador Nori Seto homenageia a empresa entregando o diploma ao fundador da Sanfe, Senhor Olívio Zem e ao sócio-diretor, Senhor Orlando Zem.
Mitty Yamashiro. A família Yamashiro trabalha há mais 50 anos nas feiras livres. Na restrição da pandemia do covid-19, a barraca de pastéis de Ossamu Yamashiro ficou fechada por três semanas. Como o retorno das atividades foi gradual, a filha, Cristiane Mitsue Yamashiro, a Mitty, começou a produzir pastéis com desenhos de bichinhos, para decorar a vitrine da barraca e chamar a atenção do público. O formato da capivara, a mascote de Curitiba, chamou a atenção. Um cliente postou uma foto, que viralizou nas redes sociais e virou destaque na imprensa nacional. Logo o Capistel (pastel no formato de capivara) se tornou produto de venda na barraca. Com o sucesso, surgiu a Capixinha (coxinha em formato de capivara). Por estimular a economia criativa com o Capistel e a Capixinha, produtos que viraram atração turística em Curitiba, recebe a homenagem Mitty Yamashiro.
Unique Proteção Veicular. Empresa especialista em proteção veicular na região de Curitiba, com filiais em todo o Brasil. Oferece serviços e benefícios para o bem estar comum, sendo reconhecida como uma das melhores proteções veiculares do Brasil, focando sempre na qualidade dos serviços e dos produtos. As atividades iniciaram na capital do Paraná, em 2019, com quatro funcionários. Atualmente são 12 funcionários, com atendimento a mais de 3 mil associados na grande Curitiba, tendo sempre transparência, respeito e compromisso de qualidade para os associados. Pela contribuição para o desenvolvimento da cidade, com a geração de renda e empregos, o vereador Nori Seto entrega o diploma para os representantes da Unique: o presidente Wagner Nepomuceno e o gestor Cidelso Veiga dos Santos.
Rafael Melo da Silva. Profissional visionário e comprometido com a promoção do uso sustentável da energia solar em Curitiba e região. Sob sua condução no departamento de Marketing, o Grupo Premium tem se destacado. Há uma crescente demanda por fontes de energia limpa e renovável. O investimento em energia solar não apenas reduz os custos, como também promove a independência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a sustentabilidade ambiental de Curitiba. O aumento no faturamento do grupo empresarial também tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, gerando divisas e mais de 200 empregos diretos. Em reconhecimento à contribuição para o setor de energia solar, recebe a homenagem Rafael Melo da Silva
Laura Tamaru. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a firmar convênio com uma província japonesa. Em 1970, foi firmado o " Convênio de Cooperação Cultural, Econômica e de Amizade Paraná-Hyogo”. Este convênio superou a distância geográfica, estreitou os laços comerciais e ampliou a cooperação e a amizade entre os dois povos. A história é um livro aberto entre o passado e o futuro. Laura Tamaru, com a participação voluntária de profissionais, coordenou a edição de um livro, bilíngue, de 168 páginas, que relata meio século de intercâmbio e marca a história para a posterioridade. O livro demonstra que o resultado da cooperação não se limitou à comunidade nikkei, mas teve grande contribuição também para o Paraná e para o Brasil. Pela organização da obra que marca o Jubileu de Ouro de irmandade, recebe a homenagem Laura Tamaru.
Mallorca Uniformes. Fundada por Francisco e Inês de Araújo, iniciou em 1985, no bairro Santa Felicidade. Buscando a excelência no atendimento, o casal sempre contou com a dedicação dos filhos e colaboradores, com destaque para Noeli Oliveira e Ângela Pires, que estão desde a fundação. Com muito trabalho, a empresa criada para produzir pijamas e uniformes para uma escola, conquistou um lugar de destaque, tornando-se referência no ramo de uniformes escolares, profissionais e confecções em geral e expandindo a atuação para outros Estados. Atualmente, são 04 lojas e uma estrutura têxtil industrial aprimorada para costuras sofisticadas e de alta qualidade. Pela trajetória empresarial da Mallorca Uniformes, o vereador Nori Seto presta homenagem à empresa representada pela fundadora, Senhora Inês Cachorroski de Araújo e à gerente Sheila Araújo Culpi.
Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde – Central Glória. Na 2ª Guerra Mundial, os imigrantes dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) foram perseguidos no Brasil. Num ato de coragem do pós-guerra, jovens se reuniram para o retorno das associações. Assim, em 16 de Agosto de 1948, foi criada a Sociedade Cultural Esportiva e Beneficente Glória, com o objetivo de "divulgar a cultura nipônica, o desenvolvimento dos mais diversos tipos de esporte e também auxiliar os mais necessitados, ampliando o espírito de solidariedade humana". A entidade passou por fusões, sendo, atualmente, a Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde – Central Glória. Pela celebração do Jubileu de Diamante - 75 anos de atuação na preservação e divulgação da cultura e do esporte em Curitiba, recebem a homenagem o presidente do Central Glória, Oscar Furukawa e sua diretoria.
Luiz Gustavo Bendlin. Graduado em Geografia pela Universidade Tuiuti do Paraná, com especialização em Geopolítica e Relações Internacionais. Atualmente é professor titular do Curso Colégio Dynâmico, com experiência em Geociências, com ênfase em Geomorfologia, e em Geopolítica e Relações Internacionais. Professor da Faculdade Evangélica Mackenzie, do Colégio Dynâmico e do Curso Preparatório DLX, sua atuação vai além da formação acadêmica, pois busca envolver e contagiar os alunos com os temas abordados. Em sua trajetória profissional, participou de bancas examinadoras, apresentou trabalhos em congressos científicos e ministrou cursos de extensão curricular. Pelos relevantes serviços prestados na área de educação, o vereador Nori Seto entrega o diploma ao Professor Luiz Gustavo Bendlin.
Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana. Foi instituída na Argentina, em 1930, pelo humanista e pensador Carlos Bernardo González Pecótche. A Logosofia é a ciência que leva o ser humano a experimentar uma nova forma de sentir e conceber a vida, mediante um processo de evolução consciente, onde a mudança social passa pela mudança individual. Estudada em todo o mundo, tem 89 unidades no Brasil. Em Curitiba iniciou em 1978 e a entidade teve resultados positivos graças à dedicação dos voluntários, estudiosos da ciência, que comprovam as mudanças que a sabedoria logosófica opera em suas vidas. Pelos 45 anos de dedicação da filial Curitiba no ensino e divulgação dos ensinamentos da Logosofia, recebem a homenagem o presidente da Fundação Logosófica, Clécio Zenni Filho e o docente Marcelo Pontarolo.
Departamento de Karaokê da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba. Com participação em campeonatos brasileiros e paranaenses da canção japonesa, a equipe do karaokê do Nikkei tem se destacado: em 2022, em Marialva, conquistou o título de campeão do “Sexagésimo sexto Paraná Kayo Taikai Categorias Adulto, Pop, Tibiko, Doyo, Juvenil e Minyo” e do “Sétimo Paraná Nacional e Internacional”; neste ano, em Cornélio Procópio, foi bicampeã no “Sexagésimo sétimo Paraná Kayo Taikai Categorias Adulto, Pop, Tibiko, Doyo, Juvenil e Minyo” e no “Oitavo Paraná Nacional e Internacional”; e, agora, em novembro, foi campeã no “Quadragésimo Paraná Veterano Taikai”, em Cascavel. Pela conquista do título de bicampeão paranaense, recebem a homenagem o vice-presidente cultural do Nikkei Curitiba, Yuiti Oshima e cantores da equipe bicampeã.
Outros participantes
A jornalista Maria Helena Uyeda, integrante do mandato do vereador Nori Seto, foi a mestre-de-cerimônias durante a solenidade, que também teve a presença dos cantores Yuiti Oshima e Luiza Murakami Borba. O professor do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo da América do Sul, Takashi Suzuki, homenageou os condecorados desta noite, com um ikebana.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba