"Votem com consciência", pedem vereadores na véspera do 2º turno
“Quero convocar os eleitores para comparecerem às urnas para a escolha do prefeito”, pediu Toninho da Farmácia (PDT), nesta quarta-feira (26), durante a sessão plenária da Câmara Municipal. “Se não votarmos seremos governados por aqueles que não queremos. Votem com consciência”, completou o vereador, que destacou o fato de ambos os candidatos à Prefeitura de Curitiba incluírem a regularização fundiária em suas propostas.
“Estou preocupada com o posicionamento das campanhas”, comentou Professora Josete (PT), “que não pautam as suas propostas e ficam despolitizando a população. Em vez de reflexão, levam à atitude de retrocesso. Virou um momento de ataques”. Para ela, Michel Temer, do PMDB, ocupar a presidência da República é um golpe que interrompe “27 anos de democracia”. “Mais uma vez a história do Brasil é marcada, é interrompida, [agora] por um golpe midiático, jurídico e político, que potencializou a crise econômica”, criticou.
Chicarelli (PSDC) e Pier Petruzziello (PTB) atacaram essa manifestação de Josete. “Ela usa o chororô do PT, tentando culpar isso ou aquilo, [falando de] questão nacional, golpe da mídia. A verdade é que a população não aguentava mais a roubalheira do PT, a dívida que deixou para o país”, afirmou Chicarelli. Ele elogiou o teto para os gastos públicos - “tenho que parabenizar o gênio da PEC 241”, disse - e o governo do Paraná. “Eu não tenho vergonha de falar que sou amigo do governador Beto Richa”, completou.
“Se tudo está errado no país com o Temer presidente, por que a Josete é a única representante da esquerda curitibana na Câmara de Vereadores?”, questionou Petruzziello. “Se [a esquerda] tivesse ido bem, metade do parlamento era do PT. E essa reflexão interna tem que sair de vocês, não de nós, que a ouvimos por respeito, por ser uma vereadora atuante”, completou. Ele disse ainda que havia “corrupção alarmante” no país. O segundo turno das eleições majoritárias acontece neste domingo, dia 30 de outubro, e informações práticas podem ser consultadas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba