Votação de segunda retoma incentivo a veículos elétricos
Depois de aprovar a política de incentivo ao uso de carros elétricos na semana passada, os vereadores de Curitiba votam nesta segunda-feira (21), em plenário, medida que estimula táxis a mudarem de combustíveis fósseis para energia limpa. O projeto de Felipe Braga Côrtes (PSDB), que será votado em primeiro turno, amplia de 5 para 8 anos a vida útil de táxis elétricos (005.00051.2015).
“Em março do ano passado, a frota de táxis de Curitiba ganhou dois veículos elétricos. Com R$ 32 reais, a autonomia é de 300 quilômetros. A mesma distância, com gasolina, custaria R$ 110. Existe uma tendência para que o uso desse tipo de veículo cresça nos próximos anos”, defende o vereador. A proposta tem pareceres positivos das comissões de Legislação e Serviço Público.
Ampliar a vida útil dos táxis elétricos, segundo Braga Côrtes, seria reconhecer a maior durabilidade dos veículos. No mesmo dia, o plenário da Câmara Municipal votará em segundo turno projeto de Bruno Pessuti (PSC), que cria a política municipal de incentivo ao uso de carros elétricos ou movidos a hidrogênio (005.00153.2014). A proposta recebeu 23 votos favoráveis, 1 contrário (Professora Josete, PT) e Chicarelli (PSDC) se absteve (leia mais).
O terceiro item da pauta é a proposição de Tico Kuzma (Pros), que indica Lineu Portela dos Santos para a denominação de um logradouro público em Curitiba (009.00010.2015). “Lineu faleceu em novembro de 1993, aos 40 anos de idade, depois de uma vida dedicada ao teatro”, justifica o parlamentar. Aluno de José Maria Santos e Luthero Almeida, o homenageado fundou vários grupos de teatro e dirigiu programas na extinta TV Manchete.
Confira a ordem do dia de segunda.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba