Voluntários serão homenageados

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2007 18h05, última modificação 15/06/2021 09h32
Na próxima sexta-feira (16), em sessão solene, a Câmara de Curitiba irá homenagear os voluntários do Centro Social Franciscano, em Curitiba. A proposição é do vereador Sérgio Ribeiro (PV). A solenidade será no plenário do Legislativo, às 20h.
O Centro Franciscano é o órgão coordenador dos diversos serviços que a Família Franciscana do Brasil (FFB) presta a seus membros, responsável por encontros, dias de reflexão, semanas de estudos, períodos de retiros, reuniões dos serviços e outras atividades culturais e religiosas.
São Francisco
São Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1181/82, e foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri. Em 1198, aconteceu um conflito na cidade entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiaram em uma pequena cidade próxima de Assis, onde Francisco ficou preso por um ano.
Ao voltar para Assis, Francisco, doente, começou sua conversão gradual e se dedicou a dar esmolas, oferecendo suas próprias roupas aos pobres. Uma vez, encontrou um leproso e lhe deu esmola e um beijo. Este acontecimento foi um marco na sua vida e, dos muitos fatos ocorridos, foi o primeiro que entrou em seu testamento.
Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança. Despindo-se, Francisco exclamou: "...doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai nosso que estais no céu"
A partir daí, passou a viver na pobreza e iniciou a ordem franciscana, crescendo o número de companheiros a cada ano, expandindo para a Alemanha, Hungria, Espanha, Marrocos e França.
Em 1224, Francisco recebeu as chagas de Jesus crucificado em seu próprio corpo. Os últimos escritos de São Francisco são entre 1225 e 1226, entre eles o Cântico das Criaturas e o Testamento. Nestes mesmos dois anos, Francisco foi a vários lugares da Itália para tratar de problemas nos olhos, passando por diversas cirurgias. Morreu em outubro de 1226. Em 1228, São Francisco de Assis foi canonizado por Gregório IX e seu dia é comemorado em 04 de outubro.