Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae, recebe a Cidadania Honorária

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/12/2023 17h15, última modificação 06/12/2023 17h15
Entidade, que completou 50 anos em 2022, atua em parceria com a administração pública na capacitação e na qualificação de micro e pequenos empreendedores.
Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae, recebe a Cidadania Honorária

Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a Cidadania Honorária a Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, nesta terça-feira (5), uma sessão solene para conceder a Cidadania Honorária de Curitiba a Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR). A iniciativa do evento foi do vereador Mauro Bobato (Pode), terceiro-secretário da Mesa Executiva, e a sessão foi presidida pelo vereador Mauro Ignácio (União), segundo-vice-presidente da Mesa Executiva.

Além deles, também compuseram a mesa: Vitor Roberto Tioqueta, o homenageado; Guto Silva, secretário do Planejamento do estado do Paraná, representando o governador Ratinho Junior; Ercílio Santinoni, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar); Fábio Oliveira, deputado estadual; Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-ministro e ex-deputado federal; Alceni Guerra, ex-ministro e ex-deputado federal; Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A., representando o prefeito Rafael Greca.

Também estavam presentes:

Leverci Silveira Filho, secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana; Graciela Inês Bolzón de Muniz, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Abílio de Oliveira Santana, representando a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP); Paulo Afonso Schmidt, assessor técnico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT); Agide Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Luiz Guzzi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Institucional; Marcos Zanetti, prefeito de Balsa Nova; e os vereadores Indiara Barbosa (Novo); Pier Petruzziello (PP); Sabino Picolo (União) e Jornalista Márcio Barros (PSD).

Assista à cerimônia no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos da sessão solene no Flickr da Câmara.

Trajetória de Vitor Tioqueta 

Mauro Bobato, proponente da cerimônia, esclareceu que a homenagem a Vitor Roberto Tioqueta não se deve exclusivamente ao trabalho desenvolvido por ele no Sebrae-PR, mas também por suas qualidade humanas. De acordo com Bobato, Tioquera nasceu na cidade de Pato Branco, no dia 5 de setembro de 1964, tendo sido o primeiro filho de Valmor Luis Tioqueta, caminhoneiro já falecido, e de Adenir Lourdes Tioqueta, dona de casa. “Ele é casado com Gislaine Tioqueta e pai de Izabela Tioqueta (arquiteta) e de Vitoria Tioqueta (designer)".

Desde jovem começou a trabalhar. Iniciou sua vida profissional aos 15 anos, quando ainda residia em Pato Branco. Seu primeiro emprego foi como auxiliar de cobrança em uma autoelétrica. Em 1981, passou a atuar numa empresa de materiais de construção, chegando a gerente deste empreendimento em 1985.

A partir de 1988, passou a integrar o Sebrae (à época denominado Seag). “Mal sabia ele que o Sebrae-PR se tornaria a sua missão de vida”, disse o vereador. Segundo o parlamentar, Tioqueta desenvolveu um trabalho de décadas, sempre dedicado aos micro e pequenos empreendedores do estado. Por 19 anos o homenageado atuou no escritório regional de Pato Branco, como consultor e gerente, mas em 2007 foi convidado a ser diretor de Administração e Finanças, vindo a fixar residência em Curitiba com a família. Em 2013, passou a ocupar a superintendência do Sebrae-PR, cargo que ocupa até o momento.

Além disso”, destacou o vereador Bobato, “Vitor Tioqueta é também vice-presidente do Pró-Metrópole, esteve à frente de ações de apoio aos empreendedores no retorno pós-pandemia e foi responsável pela criação da Regional de Curitiba do Sebrae. Na sua gestão, o Sebrae passou a contar com 7 regionais e 26 escritórios”, disse o parlamentar, que ainda frisou o fato de que a instalação da Regional Curitiba, em fevereiro de 2022, marcou a comemoração dos 50 anos do Sebrae. “Trata-se do reconhecimento ao trabalho de um homem cuja contribuição para a cidade é incomensurável. Homenagear Tioqueta é enfatizar a importância de se homenagear aqueles que impactam positivamente a comunidade”, finalizou Mauro Bobato.

Apoios e parcerias

Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A., disse ter acompanhado de perto 26 anos dos 51 anos de existência do Sebrae. “Sem desmerecer o trabalho que era realizado no Sebrae antes da superintendência do Vitor Tioqueta, posso dizer que havia uma entidade antes e uma posterior, que foi ampliada e potencializada”, declarou ele.

Para Paixão, Tioqueta não é somente um colega, mas um líder empresarial que está à frente de uma instituição muito importante para a gerência do ecossistema de informação. Paixão destacou o apoio do Sebrae ao programa Curitiba Empreendedora, ao Empreendedora Curitibana (voltado às mulheres empresárias) e também à governança do Vale do Pinhão, além do planejamento estratégico da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Guto Silva, secretário estadual de Planejamento, que já foi vereador em Pato Branco e deputado estadual, disse que entende a dificuldade na escolha das homenagens feitas pelas Câmaras e Assembleias, mas que, no seu entendimento, a escolha de Vitor Tioqueta foi acertada, na medida em que, de acordo com ele, o homenageado é um exemplo de pessoa ilibada e que muito contribui para a coletividade.

“Tioqueta teve uma importância fundamental na recente escolha de Curitiba como a cidade mais inteligente do planeta, título que muito nos engrandece”, afirmou Silva. O secretário estadual de planejamento declarou que Tioqueta sempre carregou a missão do apoio à micro e pequena empresa, “mas seu coração é muito grande e hoje muitos amigos vieram lhe abraçar pela pessoa que você é. Você merece a honraria, pelo trabalho prestado a Curitiba e ao Paraná. Um trabalho que merece muitas homenagens”, finalizou Silva.

Agradecimento

O homenageado agradeceu à sua família e a todos os presentes por prestigiarem a solenidade. “Recebi alguns títulos ao longo da vida, mas nenhum se compara a este que recebo nesta noite. Quero agradecer especialmente ao vereador Mauro Bobato, que já esteve algumas vezes no Sebrae e nos levou a realidade do bairro Umbará, um local que apresenta um perfil socioeconômico não muito diferente de pequenas cidades do interior do estado. Estamos dando atenção aos micro e pequenos empreendedores locais”, disse Tioqueta.

Ele rememorou etapas de sua trajetória pessoal e profissional e mencionou diversos trabalhos desenvolvidos pelo Sebrae-PR nos último anos em parceria com secretarias e órgãos municipais. Alguns exemplos destacados pelo homenageado foram o Destino Turístico Inteligente (DTI), realizado em parceria com o Instituto Municipal de Turismo; o projeto Educação Empreendedora, que já capacitou mais de 74 mil alunos; e o projeto Cidade Empreendedora, que tem atuação nos municípios do interior do estado.

Outra atividade cuja importância foi enfatizada pelo homenageado foi o Pró-Metrópole. “Fui vice-presidente durante a gestão de Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito de Curitiba e, agora, presido essa entidade que trabalha e prol dos municípios da Região Metropolitana, tendo como sede a cidade de Curitiba”, concluiu, lembrando que o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti, é o vice-presidente da entidade.