Visitas guiadas à Câmara de Curitiba têm público recorde em 2024

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/01/2025 14h15, última modificação 08/01/2025 17h50
Conheça a Câmara de Curitiba: coordenado pela Escola do Legislativo, Programa de Visitação é aberto a grupos de todas as idades.
Visitas guiadas à Câmara de Curitiba têm público recorde em 2024

Palácio Rio Branco, sede da instituição, faz parte do roteiro da visita guiada à Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O número de inscritos nas visitas guiadas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) mais que dobrou em 2024, na comparação com o ano anterior. O público recebido no Programa de Visitação registrou um crescimento de 105,2%. Com foco na educação política, o tour pela instituição recebeu 2.781 pessoas no ano passado,sendo a maioria delas estudantes da capital. Em 2023, foram 1.355 visitantes.

Com cerca de uma hora e meia de duração, a atividade é conduzida pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Os visitantes passam pelo Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede da Câmara desde 1963, e por outras dependências da instituição. Nas manhãs das segunda, terças e quarta-feira, os grupos também têm a oportunidade de acompanhar um trecho dos debates dos vereadores durante as sessões plenárias.

 “Em 2024, alcançamos um marco histórico ao receber 2.781 visitantes, o maior número já registrado. Embora a maioria dos grupos seja composta por estudantes, percebemos uma ampliação significativa do público atendido, das mais diversas áreas”, destaca a diretora da Escola do Legislativo, a servidora Débora Reis. 

"O programa de visitas guiadas desempenha um papel fundamental ao proporcionar o primeiro contato de muitas pessoas com o Legislativo Municipal. Nosso objetivo é abrir as portas da Câmara não apenas para apresentar nossas instalações, mas também para explicar o trabalho dos vereadores, o processo de criação de leis e as diversas formas de participação popular”, continua a servidora da Casa.

Os estudantes que participam do Programa de Visitação recebem o Manual do Cidadão, ferramenta informativa e lúdica de apoio à educação política. O conteúdo da cartilha, inclusive, foi reformulado no último semestre. Por meio de atividades como caça-palavras e palavras cruzadas, o material se tornou mais acessível e atrativo ao público jovem. 

Apesar de o público-alvo do programa serem as visitas escolares, para alunos da faixa etária de 10 a 18 anos, a iniciativa não é restrita às instituições de ensino. Gratuita, a inscrição é aberta a quaisquer grupos interessados em saber mais sobre a história da Câmara de Curitiba, o papel dos vereadores e a participação popular na política. Em 2024, por exemplo, o programa recebeu estudantes de cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da FAE Centro Universitário, entre outras instituições de ensino superior.

No primeiro semestre, a exposição fotográfica “Muitas casas, uma história”, sobre as sedes da Câmara Municipal ao longo de mais de três séculos, ofertou vagas para três visitas guiadas, abertas a toda a populaçãoOs servidores da Escola do Legislativo também recepcionaram comitivas em visita à cidade, escoteiros, um grupo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pinheirinho e mulheres trans do Grupo Esperança, entre outras pessoas. 

"Procuramos sempre adaptar a abordagem conforme a faixa etária e o perfil do grupo. Para os mais jovens, o diálogo é conduzido de forma lúdica, utilizando elementos que se conectem ao universo deles, como memes e dinâmicas que mostram a importância da participação cidadã e do trabalho coletivo. Com os grupos mais maduros, alinhamos a conversa à realidade de Curitiba e às formas de participação disponíveis, apresentando o Banco de Ideias Legislativas, nossas redes sociais e os podcasts da Câmara”, explica a servidora Débora Reis.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, a meta para o ano de 2025 “é ampliar ainda mais o número de visitas guiadas”. Outra proposta é alcançar quem não pode vir até a Câmara de Curitiba. “Planejamos levar o Legislativo Municipal às escolas, com palestras sobre o papel legislativo, e fortalecer a experiência virtual por meio do Tour 360º”, finaliza Reis.

Como participar da visita guiada à Câmara de Curitiba?

O agendamento da visita guiada pode ser feito no próprio site da instituição, neste formulário. Mais informações também podem ser obtidas por meio do e-mail escola.legislativo@cmc.pr.gov.br ou dos telefones (41) 3350-4775 e (41) 3350-4841.