Visitar a Câmara é para demover os jovens da apatia, diz professor
O professor de filosofia Ivan Francisco de Araújo trouxe 23 alunos do ensino médio, na última sexta-feira (18), para conhecer a Câmara de Curitiba. “Estamos discutindo política no segundo semestre e se fala muito dela, mas na prática se conhece muito pouco. Por isso eu levei os alunos antes na Assembleia Legislativa do Paraná e agora trouxe aqui na Câmara”, justificou. Ele leciona no Colégio Estadual Professor João Loyola, no Pinheirinho.
Ivan de Araújo disse que a politização dos alunos é importante, pois eles se perguntam o que fazem os vereadores e como o Legislativo funciona. “Mas eu chamei 60, que eram as vagas oferecidas pela Câmara para a atividade, mas poucos quiseram vir. Visitar a Câmara era para demover os jovens dessa apatia”, comentou. Para o professor, “a política é a solução democrática [para os conflitos sociais]”. Ele teve o apoio do vereador Professor Silberto (PMDB) na organização da atividade. “É importante que as pessoas conheçam a Câmara de Curitiba”, defendeu.
Universitários
Durante a semana, duas turmas do curso superior de Serviço Social da Uninter realizaram visitas técnicas na Câmara Municipal. Ao todo 27 estudantes universitários estiveram na instituição, numa ação organizada pela professora Raquel Barcelos. “Grande parte de quem atua nessa área tem mais contato com os poderes Executivo e Judiciário, por isso é necessário o contato com o Legislativo”, explicou. Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a elaboração de leis e da relação entre a Câmara e a Prefeitura de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba