Visita guiada traz apaixonados pela história de Curitiba à CMC

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/04/2024 17h50, última modificação 29/04/2024 09h12
Acompanhadas por pesquisadoras da PUC-PR, 6 pessoas realizaram a visita guiada pela exposição “Muitas Casas, Uma História”, sobre as sedes da Câmara de Curitiba
Visita guiada traz apaixonados pela história de Curitiba à CMC

As visitas guiadas serão feitas nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h30. (Foto: José Lázaro Jr./CMC)

“Nunca tinha entrado na Câmara de Curitiba”, disse a guia de turismo Sandra Mara Germano, 65 anos, nesta sexta-feira (26), ao participar da visita à exposição “Muitas Casas, Uma História”, sobre as sedes do Legislativo. Ela contou que, quando passa com turistas pelo Palácio Rio Branco, fala da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e que a oportunidade de fazer a visita guiada com as pesquisadoras da PUC-PR foi “trabalho, mas também foi diversão!”.

Sandra Germano fez parte da turma de seis pessoas apaixonadas pela história de Curitiba que compareceram à visita guiada organizada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Elas ouviram explicações diretamente das pesquisadoras Lorena Elaine Porto, Maria Clara Guerra Azevedo de Barros e Natália Garcia Krainski, estudantes do terceiro ano da graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), cuja investigação eliminou lacunas sobre a história das sedes do Legislativo.

A exposição “Muitas casas, uma história” fica até o fim de junho nas galerias no Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O trabalho pode ser visitado de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, durante as sessões plenárias. Já as visitas guiadas serão feitas nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h30, e terão aproximadamente uma hora de duração. As turmas são limitadas a 15 pessoas. “Eu recomendo que as pessoas façam a visita”, disse Sandra Germano, que se inscreveu por recomendação da pesquisadora Clarissa Grassi.

Durante as explicações das historiadoras, o grupo de visitantes foi interagindo com as falas, acrescentando saberes e curiosidades sobre as sedes e fatos históricos de Curitiba. A própria Sandra Germano se sentiu bem para falar que é sobrinha-neta do construtor João de Mio, parceiro do arquiteto Ernesto Guaita, responsável pelo Palácio Rio Branco, em várias obras pela cidade. A ficha de inscrição para a próxima visita guiada, no final de maio, será divulgada em breve pela CMC, nas redes sociais do Legislativo.