Visita guiada: exposição Muitas casas, uma história vai até junho

por Da Redação. — publicado 24/05/2024 16h30, última modificação 24/05/2024 17h41
A mostra foi aberta em março, nas galerias do Palácio Rio Branco.
Visita guiada: exposição Muitas casas, uma história vai até junho

Última visita guiada será dia 28 de junho. As turmas são limitadas a 15 pessoas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Lançada em comemoração aos 331 anos de Curitiba e da Câmara Municipal, a exposição Muitas casas, uma história foi aberta mais uma vez, nesta sexta-feira (24), para uma visita guiada no Palácio Rio Branco. Com aproximadamente uma hora de duração, o passeio pelas galerias do prédio histórico apresenta aos visitantes as diferentes sedes por onde o Legislativo passou em três séculos

Na mostra, a linha do tempo até chegar à mudança para o Palácio Rio Branco, em 1963, traz, lado a lado, fotografias antigas e atuais das sedes da CMC. Os retratos antigos são de acervos diversos, como a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e os atuais, do fotojornalista Rodrigo Fonseca, servidor da Diretoria de Comunicação Social (DCS).

A pesquisa sobre as sedes do Legislativo foi apresentada pelas estudantes de História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Lorena Elaine Porto, Maria Clara Guerra Azevedo de Barros e Natália Garcia Krainski, responsáveis por esse levantamento, com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel. O trabalho das alunas também deu origem a uma linha do tempo, disponível no Nossa Memória, seção do site da CMC.

O lançamento da exposição fez parte das comemorações do aniversário da Câmara e de Curitiba, celebrado em 29 de março. O primeiro grupo a visitar a mostra foi de alunos da rede municipal de ensino. Já a primeira visita guiada pelas pesquisadoras à população em geral ocorreu no fim de abril. Desta vez, o grupo que visitou foi menor, formado por três pessoas. Terezinha Ganem, que é guia turística, trouxe duas amigas, Noerli Batti e Rosane Geara, para conhecer a mostra. 

Não imaginava que a Câmara passou por tantos prédios. A gente calcula pela idade de Curitiba, 331 anos. Mas não imaginava tudo o que aconteceu para chegar hoje, neste prédio histórico. Estou encantada”, afirmou Noerli Batti. “Achei a exposição muito rica, sempre tive vontade de entrar neste prédio, e não sabia que podia chegar e entrar [para acompanhar a sessão plenária]”, completou Rosane Geara. 

Eu já conhecia alguma coisa [da história do Legislativo], mas muita coisa aqui foi novidade. A [mostra] é coisa que fico pensando para os meus netos. E nós, da melhor idade, também não temos noção do que é isto aqui”, disse Terezinha Ganem. Ela sugeriu que a CMC desenvolva um projeto semelhante, para contar a história das pessoas que dão nome às ruas da cidade. “Isto pode valorizar Curitiba”, analisou. 

A mostra fotográfica fica até o fim de junho e o trabalho pode ser visitado de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, durante as sessões plenárias. Já a próxima e última visita guiada acontecerá no dia 28 de junho, às 14h30, com aproximadamente uma hora de duração. As turmas são limitadas a 15 pessoas. A ficha de inscrição ainda será divulgada em breve pela CMC, nas redes sociais do Legislativo.