Visita de estudantes poderá ser agendada online

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2012 18h20, última modificação 16/08/2021 15h09
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), confirmou, nesta quinta-feira (26), que a instituição irá incentivar a participação de estudantes no cotidiano do Legislativo. “O agendamento já pode ser feito por telefone, mas a intenção é criar um canal online de comunicação com os jovens da cidade. A participação popular é fundamental para o bom funcionamento da Câmara, neste novo momento que ela vive, de aprofundamento das medidas de transparência”, declarou o vereador.
João Cordeiro informou que será criado um campo no site do Legislativo, para que diretores de escolas, professores e estudantes da rede pública, do ensino básico ao superior, possam programar visitas ao plenário, reuniões de comissão e demais atividades da Câmara de Curitiba. “A sociedade pode exercer mais o seu papel de agente fiscalizador. O exercício pleno da cidadania contempla a participação nas decisões tomadas sobre a cidade, que acontecem aqui dentro. Nós podemos melhorar a interação com a comunidade”, constatou o parlamentar. O anúncio foi realizado após a visita de dez alunos do Colégio Estadual São Braz, cuja atividade da disciplina de sociologia era entrevistar os vereadores da capital.
“Eu trouxe os alunos para visitar a Câmara de Curitiba como uma atividade escolar, mas para que eles também conhecessem as dependências da instituição e os vereadores pessoalmente. Na escola, já trabalhamos os temas da reforma política e lei da ficha limpa, por exemplo”, explicou o professor Canózio Branco Júnior. Durante a semana, ele já havia trazido estudantes de outra escola para visitarem a instituição, do Colégio Estadual Olavo Del Claro, também do bairro São Braz.
O presidente da Câmara de Curitiba conversou com os estudantes por trinta minutos, debatendo as mudanças implementadas no Legislativo, pautadas pelo aumento da transparência nos processos administrativos. “Iremos criar a Ouvidoria, publicar o Diário Oficial na internet, divulgar as sessões plenárias pela TV Câmara e trazer para a instituição debates sobre os grandes temas relacionados com a cidade”, adiantou o vereador aos estudantes. João Cordeiro respondeu perguntas sobre ética, as dependências físicas da Casa e melhorias na integração com a população. “É importante que tenhamos uma instituição cada vez melhor, pois vocês, estudantes, podem ser os vereadores do futuro”, disse.