Visita à Presidência: Tico Kuzma se reúne com secretário da Defesa Social

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/01/2025 13h35, última modificação 09/01/2025 15h06
Efetivação do Conselho de Segurança de Curitiba foi um dos temas debatidos na visita institucional.
Visita à Presidência: Tico Kuzma se reúne com secretário da Defesa Social

Tico Kuzma recebeu o secretário Rafael Vianna e a superintendente executiva Ana Claudia Machado. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu mais uma visita institucional do secretariado da gestão do prefeito Eduardo Pimentel. Na manhã desta quinta-feira (9), a agenda do presidente Tico Kuzma (PSD) foi com o secretário da Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, e a superintendente executiva da pasta, Ana Claudia Machado

Conforme Vianna, a ideia da agenda institucional foi colocar a Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) à disposição da Câmara de Curitiba e apresentar ao presidente da Casa o novo planejamento estratégico da pasta. Um dos principais temas debatidos foi a efetivação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança de Curitiba (Consep). 

Criado pela lei municipal 14.739/2015, o Consep tem como finalidade “formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade”. Uma de suas competências é o apoio às atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), “como elo de integração ao sistema de segurança”. 

“A ideia é realmente tirar esse conselho do papel”, destacou Tico Kuzma. O presidente da CMC também reforçou que a proposta das visitas institucionais, no começo da legislatura e também de uma nova gestão na Prefeitura de Curitiba, é estreitar o relacionamento entre a instituição e o secretariado municipal. 

Vianna é professor universitário e delegado da Polícia Civil do Paraná. Ele estava à frente da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC). Machado também é delegada da Polícia Civil e era a vice-diretora da ESPC.