Visita à presidência: missão Smart Cities

por Assessoria Comunicação publicado 03/04/2017 19h10, última modificação 15/10/2021 10h31

A Câmara Municipal de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (3), a visita da missão Smart Cities, uma delegação de seis pessoas dos Países Baixos que realiza parceria com Curitiba desde 2015 na área de Cidades Inteligentes. A reunião foi coordenada pelos vereadores Serginho do Posto (PSDB), presidente do Legislativo, e Goura (PDT). O objetivo do encontro foi dar sequência ao Memorando de Entendimento firmado em 2015 com a cidade de Curitiba, universidades locais, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a universidade de Twente, que juntas formam o MoU-Holanda/Curitiba.

A missão, formada majoritariamente por professores da Universidade de Twente, da Holanda, trocou informações com os parlamentares sobre a gestão da cidade e articulou um encontro com representantes da Prefeitura e com o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Eduardo Pimentel. Entre os objetivos da parceria está o de prosseguir o desenvolvimento de um laboratório (Living Lab Smart Cities) na capital e definir um programa de ação conjunto, que envolve ações como o desenvolvimento do transporte não motorizado.

Durante a reunião, o vereador Goura mencionou projeto de recuperação do rio Belém em desenvolvimento pelo poder público, e que foi tema de audiência pública na Câmara neste mês, com o objetivo de trocar experiências com a Holanda. “Eles possuem muito conhecimento acumulado sobre o uso eficiente da água, então seria interessante buscar esse intercâmbio para auxiliar na recuperação do Belém”, exemplificou.

Felipe Braga Côrtes (PSD) chegou a intermediar uma visita da comitiva dos Países Baixos com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que também é secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. O encontro pode ocorrer nesta terça-feira (4). Também participaram da reunião os vereadores Osias Moraes (PRB), Marcos Vieira (PDT), Thiago Ferro (PSDB) e Mauro Bobato (PTN). Também participou o diretor-geral da Câmara, Nilton Cordoni, e a vice-consulesa da Holanda, Maya van der Berg.