Visita à presidência: Importância do Barão do Serro Azul

por Assessoria Comunicação publicado 06/08/2018 18h15, última modificação 28/10/2021 07h31

 

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (6), no gabinete da presidência, um pedido para que a data de nascimento de Ildefonso Pereira Correia, conhecido como Barão do Serro Azul, 6 de agosto, seja incluída no calendário oficial da cidade.

A solicitação foi entregue por André Zampier, do Matte Cultural e Matten Rol, e Luiz Mileck, do Coletivo Alimentar. Segundo eles, hoje é o dia do nascimento do Barão do Serro Azul e nada mais importante do que o tornar conhecido e reconhecido. “O barão, que foi presidente desta Câmara Municipal, foi também um grande empresário e produtor de erva-mate. Foi "o cara" do mate”, disse Zampier.

Leia também:
A família imperial pelas fábricas de erva mate de Curitiba

“Para a História”: a saga de um livro oculto por 85 anos


O documento afirma que Ildefonso Pereira Correia “é um dos maiores personagens do Paraná e deixou imenso legado e contribuição, porém pouco conhecidos. Destacar o seu aniversário dentro do calendário oficial é uma forma de trazer seu exemplo de vida para a atualidade”.

Destaca ainda que “foi fundador do Clube Curitibano, do Colégio Estadual Tiradentes, da Associação Comercial do Paraná, da Junta Comercial e da Impressora Paranaense. Foi idealizador do Passeio Público e chegou a presidir a Província por alguns dias, sendo ainda Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, da Associação da Infância Desamparada, do Conselho Fiscal e Comissão de Imigração. Foi Deputado Provincial e Delegado Especial de Instrução, equivalente ao cargo de Secretário de Educação”.

O texto explica que “durante mais de 40 anos foi considerado traidor e boa parte de seu legado destruído, quando seu nome era proibido de ser mencionado” e conclui dizendo que “este pedido é um ato cívico que valoriza a construção cultural e social da cidade referenciando um de seus maiores empreendedores com o objetivo de criar uma data símbolo para um novo tempo de prosperidade e abundância”.