Visita à presidência: CMC recebe delegação de vereadores do Peru

por Assessoria Comunicação publicado 25/07/2019 17h05, última modificação 09/11/2021 08h32

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, nesta quinta-feira (25), um grupo de seis vereadores da cidade peruana de Callao. Os parlamentares foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), e trocaram experiências sobre gestão urbana. Vizinha da capital Lima, Callao possui cerca de um milhão de habitantes e os principais porto e aeroporto do país. Conforme os visitantes, que buscam no Brasil soluções para as áreas de mobilidade e segurança, a grande movimentação de cargas e de turistas sobrecarrega o trânsito da cidade.

Os políticos elogiaram a boa organização do trânsito e do transporte público locais e também se disseram impressionados com a limpeza e os índices de reciclagem de lixo de Curitiba. “Estamos muito contentes em recebê-los. Temos sido uma capital olhada pelo mundo e sentimos orgulho em prepará-la melhor para o futuro. Há cerca de 15 dias recebemos uma delegação da Polônia. É importante trocar conhecimento, experiências, fazer este intercâmbio cultural. Afinal, sempre temos algo a aprender também”, afirmou Zeglin.

Monitoramento do trânsito por câmeras, fiscalização eletrônica, sistema de binários, sincronização de semáforos e ações educativas, além do trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), foram alguns dos temas compartilhados por Tito Zeglin com os colegas estrangeiros. Os peruanos, que partem amanhã para São Paulo, ficarão ao todo seis dias no Brasil. O grupo é coordenado por Vinicius Braga Teixeira, gerente-geral do Consórcio Trânsito Cidadão, responsável por essa área em Callao.

Integram a comitiva os vereadores (que no Peru são chamados de regidores) Reynaldo Rodolfo Encalada Tovar, Johan Luigui Mantilla Peña, Pablo Enrique Gazzolo Romero, Karina Lizbeth de Montreuil Meza, Christina Lopez Pallardel e Estefany Elcher Becerra Pazos. Segundo-secretário do Legislativo de Curitiba, Professor Euler (PSD) também acompanhou a reunião.