Visita à presidência: Arcebispo convida sociedade para o Corpus Christi

por Filipi Oliveira — publicado 21/05/2021 18h05, última modificação 21/05/2021 18h02
Evento em Curitiba, que tradicionalmente recebia cerca de 100 mil pessoas, teve programação definida para que as pessoas participem de casa, com transmissão por TVs, rádios e mídia sociais
Visita à presidência: Arcebispo convida sociedade para o Corpus Christi

Vereadores de Curitiba receberam, nesta sexta-feira, o arcebispo de Curitiba, dom Peruzzo, e equipe da Arquidiocese para divulgação do Corpus Christi 2021. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O arcebispo de Curitiba, José Antônio Peruzzo, visitou, na tarde desta sexta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), e convidou vereadores e sociedade para o evento de Corpus Christi, comemoração litúrgica católica que será realizada no dia 3 de junho. Participaram do encontro, na sala de reuniões da Presidência, o vice-presidente da CMC, Alexandre Leprevost (SD), o quarto-secretário da CMC, Mauro Ignácio (DEM), e os vereadores Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP) e Sidnei Toaldo (Patriota).

“Política. Essa palavra faz tempo que é mal compreendida e às vezes execrada. Aqui, na Câmara de Vereadores, vocês discutem as causas da comunidade. Isso é política”, destacou o arcebispo. Sobre a visita, ele fez um pedido aos vereadores católicos. “Em meio a tanto bombardeio pelas negações da fé, não percam algo fundamental. Esse ambiente é pluralista. E, de alguma maneira, vocês são a presença daqueles que creem. Todas as ideias estão aqui, as verdades e as inverdades também. Esse lugar é de santidade. E santo não é aquele perfeito, que não erra. É aquele que, tudo que fizer, esforça-se para ser um retrato humano da bondade de Deus. Agradeço a vocês pela seriedade que conferem à fé católica e sabem dialogar com as diferenças. Mantenham isso”, disse dom Peruzzo.

O presidente Tico Kuzma agradeceu a presença do arcebispo de Curitiba. “Obrigado por compreender e, mais do que isso, defender a pluralidade de opiniões. Na Câmara de Vereadores, mantemos um ambiente democrático. Agradeço também a sua vinda aqui, entendendo a importância do parlamento, que é a representação da sociedade. Assim, como a Arquidiocese, também estamos tomando todos os cuidados para evitar qualquer risco de contaminação e trabalhando para ajudar a melhorar a situação da Saúde de Curitiba e de todos os segmentos da sociedade, atingidos economicamente com essa pandemia”, disse.

Depois do encontro da Presidência, vereadores, arcebispo e equipe da Arquidiocese desceram ao plenário do Palácio Rio Branco, onde fizeram uma oração. Ainda estiveram presentes o coordenador da Ação Evangelizadora, padre Juarez Rangel; o diácono Sidney Leme, da Ação Evangelizadora; Marlon José Higino da Roza, do Conselho de Leigos e SEPL; Eduardo de Oliveira Filho, da Equipe de Coordenação do Corpus Christi; e o assessor da governadoria do Estado, Eliseu Rocha.

Programação
Segundo dom Peruzzo, a programação foi definida para que as pessoas acompanhem todo o evento de casa, em virtude da pandemia. Nos últimos anos, cada edição do Corpus Christi reuniu cerca de 100 mil pessoas. Por isso, o evento terá transmissão da TV Paraná Turismo, da TV Evangelizar (e também pelas rádios AM, FM e parceiras, pelo Facebook e pelo YouTube), pela rádio Canção Nova Curitiba e pelo Facebook da Arquidiocese de Curitiba. O tema deste ano é o Pão da Vida, definido para lembrar que os cristão precisam “estar atentos às dificuldades do próximo e a Eucaristia traz consigo este apelo da partilha do pão com o próximo”. Outras informações podem ser obtidas aqui.

>> Confira o álbum com o registro fotográfico da visita no Flickr da Câmara de Curitiba

Solidariedade

Neste ano, as doações para a Campanha da Fraternidade também podem ser feitas para a Mitra da Arquidiocese de Curitiba:

Banco do Brasil
Agência: 1534-2
Conta corrente: 35470-8
CNPJ: 76.648.500/0001-04
Chave PIX: E-mail - financeiro@mitradecuritiba.org.br