Visita à CMC: Associação Brasileira das Escolas do Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2015 17h20, última modificação 01/10/2021 07h35

O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), e o ex-presidente Paulo Salamuni (PV) receberam nesta sexta-feira (19) o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas e diretor da gráfica do Senado, Florian Augusto Madruga, e o professor da Universidade de Brasília (UnB) e ex-consultor legislativo do Senado, Antônio Barbosa.

Eles vieram a Curitiba para debater a instalação da Escola do Legislativo na Câmara Municipal. “Além de atuar para dentro da instituição, com a capacitação dos servidores públicos, as escolas têm como prerrogativa o trabalho em prol da sociedade, oferecendo cursos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e o papel do parlamentar, por exemplo”, disse Madruga. “Agradeço a presença e a oportunidade de poder trocar informações sobre um projeto tão importante para a Casa”, afirmou Araújo.

Segundo a Associação, hoje existem escolas em pelos menos 50 Câmaras de Vereadores, sendo dez em capitais, nas 26 Assembleias Legislativas, em todos os Tribunais de Contas, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A manutenção de escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos é garantida pela Constituição Federal (§ 2º do art. 39), redação dada pela Emenda Constitucional 19, de 1998.

Madruga aproveitou a ocasião para entregar a Araújo o livro “Obras de Artes do Senado Federal”, que compila os quadros expostos nos prédios da Esplanada dos Ministérios e no Congresso Federal. São peças de grandes artistas, como Oscar Niemeyer, Burle Marx, Di Cavalcanti, Djanira e Tomie Othake.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Plenário e Processo Legislativo, Elcio Pereira, o coordenador técnico da Ouvidoria de Curitiba, Carlos Barbosa Júnior, e os membros da comissão especial que atuou na elaboração do projeto da Escola Antônio Torrens e Deini Porto.