Violência nos estádios, acidente ambiental e mais notas do dia 9 de agosto

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 09/08/2022 13h11, última modificação 09/08/2022 13h11
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Violência nos estádios
Vereadores de Curitiba criticaram com veemência o novo episódio de violência no futebol registrado ontem à noite, durante o jogo entre Coritiba e Santos, com agressões dentro e fora do campo entre as torcidas dos dois times. “Depois de dois anos sem torcida nos estádios parece que os torcedores soltaram seu espírito animal”, disse Sidnei Toaldo (Patriota), ao que Alexandre Leprevost (Solidariedade) defendeu o aumento do efetivo policial nos jogos.

Lei Maria da Penha
Pelo segundo dia consecutivo, o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha foi comemorado em plenário. Hoje, João da 5 Irmãos (União) destacou a tramitação, no Congresso Nacional, de projetos de lei que determinam o monitoramento por tornozeleira eletrônica dos agressores de mulheres e dos homens atingidos por medidas restritivas - PLs 2748/2021, 3333/2021, 3731/2021 e 875/2022.

Mau cheiro
O deslizamento no aterro da Estre Ambiental, que vitimou o operador de retroescavadeira João Cubis, no dia 25 de junho, foi objeto de manifestação em plenário. Queixas de moradores do entorno da área sobre o mau cheiro que surgiu após o acidente ambiental foram levadas ao plenário pela vereadora Maria Leticia (PV). O aterro fica em Fazenda Rio Grande, perto da divisa com Curitiba.

Substitutivo geral*
Um substitutivo geral (031.00052.2022) altera o teor do projeto de lei que institui o “Dia da Cultura Coreana” (005.00076.2022). Do teor original, ele faz ajustes para que a data seja celebrada anualmente, no dia 12 de fevereiro.

Transporte público*
Os critérios estabelecidos para o recolhimento dos ônibus do transporte público municipal, bem como a realização de pesquisa de satisfação junto aos usuários do serviço, fazem parte de pedido de informações à Urbanização Curitiba (URBS) protocolado na CMC (062.00540.2022).

Largo da Ordem*
Previsão para o término das obras de reparo e manutenção do calçamento no entorno do Largo da Ordem é o tema do pedido de informações à Prefeitura de Curitiba protocolado na CMC (062.00541.2022).

Rotatória*
Requerimento faz questionamento à Prefeitura de Curitiba solicitando informações sobre a existência de projetos ou estudos para implantação de rotatória nas ruas Carlos Chagas e Manoel das Chagas Lima; e Estrada da Mina do Ouro, no bairro São Braz (062.00542.2022).

Radiologia*
Protocolado na CMC um pedido de informações ao Executivo requerendo o número de atendimentos radiológicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regionais Pinheirinho e Campo Comprido (062.00543.2022).

Nota de pesar*
Foram apresentados manifestações de pesar pelo falecimento do Pastor Jose Felinto, ocorrido no último sábado (6), aos 70 anos (078.0053.2022), e de Luiz Carlos Betenheuser, aos 88 anos (078.00054.2022).

Restrições eleitorais I
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. Por isso, desde já a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro.

Restrições eleitorais II
Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência, porém com condicionantes. As referências nominais é que serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba