Violência em dias de jogos mobiliza vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2009 19h15, última modificação 28/06/2021 08h17
Motivados pelo saldo violento após o Atletiba do último domingo (25), quando o estudante de Direito João Henrique Xavier, de 21 anos, foi atropelado e acabou perdendo a vida, vereadores ocuparam a tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), Dia Mundial da Oração pela Paz, para registrar indignação com a crescente violência em dias de jogos profissionais na cidade. Entre as medidas apresentadas para prevenir futuras brigas e atos de vandalismo, o vereador Tico Kuzma (PSB) destacou projeto de sua autoria que responsabiliza clubes e dirigentes pelas depredações e atos de vandalismo, nos casos em que não forem identificados os autores.
O projeto, disse o parlamentar, está de acordo com o interesse municipal pelo fim do vandalismo e a destruição de bens públicos após as partidas de futebol, “que infelizmente vem contribuindo negativamente para nossa cidade”, justificou. Kuzma também alertou para a punição prevista do projeto, que, além da proibição de público no primeiro jogo subsequente, determina multa no valor de R$ 10 mil, podendo ser duplicada em caso de reincidência.
Tico Kuzma pediu ajuda dos demais parlamentares, em especial do vereador Julião Sobota (PSC), presidente da torcida Os Fanáticos, para discutir alternativas que atenuem e ofereçam à população ambiente saudável nos dias de jogos oficiais. Sobota, que trouxe o tema para debate nesta terça e também defendeu punição aos agressores, ressaltou que uma minoria acaba denegrindo e prejudicando toda torcida. “Temos que defender as pessoas que têm vínculo de amor pelo esporte daquelas que só frequentam estádios para denegrir a imagem dos clubes”, disse, se comprometendo a realizar trabalho conjunto com Kuzma em prol da segurança.