Violência entre torcedores, Dia da Gratidão e mais notas de 14 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/03/2023 15h20, última modificação 15/03/2023 08h44
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Violência entre torcedores, Dia da Gratidão e mais notas de 14 de março

Notas da sessão plenária de 14 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Violência I*
A briga entre membros de torcidas organizadas do Athletico e do Coritiba foi criticada em plenário pelo segundo dia consecutivo. O vereador Rodrigo Braga Reis (União) usou o pequeno expediente para cobrar punição aos envolvidos nas agressões que deixaram uma pessoa em estado grave. “A que ponto nós chegamos! Isso é uma vergonha. Os envolvidos nessa barbárie têm que ser identificados e severamente punidos”, afirmou o vereador enquanto exibia o vídeo com as agressões.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Violência II*
Aproveitando a fala de Reis, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) citou outras brigas envolvendo torcidas que vem ocorrendo por todo o país. “Precisamos que sejam retomadas as discussões, para que pessoas como essas sejam punidas. Está ficando insustentável essa situação de violência que envolve jovens e adolescentes”, protestou Toaldo. O vereador alertou para outra face da violência, citando ação policial no último domingo (12), que descobriu o plano de adolescentes para atacar escolas de São José dos Campos e Caçapava (SP).

Violência III*
O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), lembrou da confecção de documento entregue a bancada federal do Paraná em Brasília para que leis mais severas fossem aplicadas em casos de violência entre Torcidas Organizadas de Futebol (TOFs). “Infelizmente, até agora, absolutamente nada foi feito”, lamentou Fachinello. Em plenário, vereadores falaram em retomar a pressão sobre o Congresso para endurecer as leis existentes.

Ônibus*
O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) questionou o Executivo sobre os critérios estabelecidos para implantação da faixa exclusiva para o transporte coletivo na rua João Negrão, que foi inaugurada nessa terça-feira (14), no centro de Curitiba. “Não há a necessidade que esta faixa seja implementada. Muitos comerciantes da região serão prejudicados e correm sérios riscos de suas lojas até mesmo fecharem”, criticou o parlamentar.

Hospital veterinário*
Aproveitando que hoje é o Dia Nacional dos Animais,  Alexandre Leprevost (Solidariedade) lembrou de seu pedido para a implantação de um hospital público veterinário (205.00246.2022). “Curitiba vem evoluindo nesta pauta e já começa a botar em ação o censo animal, que vai apontar o número de cães e gatos”, destacou. “Muitas pessoas não têm como arcar com despesas veterinárias. Peço ao prefeito Rafael Greca que tire do papel esse hospital e faça da cidade referência neste tipo de atenção”, defendeu.

Hospital veterinário II*
Tico Kuzma (Solidariedade) reforçou as palavras de Leprevost no Dia Mundial dos Animais. “Parabenizo a todos da Rede de Proteção Animal da prefeitura, que realizam um excelente trabalho em nossa cidade”, destacou. Kuzma informou estar acompanhando as tratativas do Executivo para que a construção do hospital veterinário se torne realidade.

Semana Pró-Mulher*
A procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV), agradeceu pelo trabalho e pela participação de todas as vereadoras e vereadores; servidoras e servidores da CMC na organização da Semana Pró-Mulher. “Agradeço a minha equipe pelo árduo trabalho e que foi fundamental para a realização de todos os eventos que aconteceram durante a semana”, disse.  “Esse ano foi apenas o primeiro para que possamos continuar a homenagear todas as mulheres de Curitiba”, completou a parlamentar.

Dia da Gratidão*
O Dia de Gratidão e Reconhecimento à luta dos profissionais que trabalharam na linha de frente no combate à pandemia da covid-19 foi lembrado no pequeno expediente pelo vereador Osias Moraes (Republicanos). “Estivemos no colégio Marista, levando a profissionais uma singela homenagem. Somos gratos a todo trabalho que foi realizado”, destacou Osias. “É sempre importante agradecermos aos que nos estenderam a mão”.

Estacionamento*
A Comissão de Constituição e Justiça apresentou uma emenda modificativa (034.00008.2023) à iniciativa que dispõe sobre a autorização ao Executivo em estabelecer vagas de estacionamento de veículos em bens de uso comum (005.00082.2022). Ele insere nova redação ao artigo 4°, incluindo dois incisos que tratam da cobrança do valor do estacionamento regulamentado somente após 30 minutos de permanência na vaga conforme parecer exarado pela CCJ.

Habitação*
Dalton Borba (PDT) pede à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) informações sobre os valores arrecadados pelo Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (Fmhis). O vereador quer saber quanto do valor arrecadado foi direcionado a projetos e a programas habitacionais de interesse social e a regularizações fundiárias (062.00159.2023).

Defesa civil*
Nori Seto (PP) encaminha à prefeitura de Curitiba pedido de informações sobre a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil. As ações de prevenção e de preparação voltadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população, bem como o mapeamento das áreas de risco, fazem parte dos questionamentos feitos pelo vereador (062.00160.2023).

Coautoria de preposição I*
Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) solicitou coautoria (414.00034.2023) no projeto de lei que veda o uso de arquitetura hostil nos espaços livres de uso público urbanos em Curitiba (005.00106.2022). A proposição é de iniciativa de Renato Freitas (PT), que, em 2023, assumiu o mandato de deputado estadual.

Coautoria de preposição II*
Protocolado pedido de ingresso da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) na coautoria de proposição de iniciativa de Carol Dartora (PT), que, em 2023, assumiu o mandato de deputada federal (414.00035.2023). O projeto institui a assistência pública e gratuita para projeto e para construção de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda (005.00143.2022).

Registro em plenário*
O aniversário da diretora de plenário, Fernanda Faversani, comemorado nessa terça-feira (14), foi lembrado em plenário. Em um momento de descontração, os vereadores cantaram parabéns para a servidora.

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Tito Zeglin (PDT), do jornalista e radialista Flávio Krüger. Também foi registrada a presença do vereador da cidade de Palmas (PR) Paulo Hercílio Dangui Banak (PSB) e seu assessor Luiz Felipe Araujo.

Minuto de silêncio I*
A pedido do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Letícia Kaefer de Oliveira, aos 19 anos. A pedido do vereador Eder Borges (PP), foi incluído no minuto de silêncio o nome do baixista da banda Raimundos, José Henrique Campos Pereira, o Caniço.

Minuto de silêncio II*
A pedido do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), foi incluído no minuto de silêncio o nome do ex-ministro Eliseu Padilha. E a pedido do vereador Jornalista Marcio Barros (PSD), o plenário também incluiu o nome de Paulo Cezar Heua, o Cezinha, vereador da cidade de Colombo (PR).


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Grubs