Videomonitoramento e GM podem reforçar segurança em bairros

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2014 11h10, última modificação 27/09/2021 07h53

A segurança pública tematizou alguns requerimentos enviados à prefeitura pela Câmara Municipal, entre a metade de julho e os primeiros dez dias de agosto. É o caso do requerimento que pede a presença de mais agentes da Guarda Municipal (GM) no portão do CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves, na rua Ewerton Leinig Saporski, 72, no bairro Campo de Santana (044.09285.2014). O texto de justificativa do requerimento informa que no último dia 7 de agosto, houve a tentativa de sequestro de uma criança em frente ao CMEI.

Da mesma forma, é solicitado policiamento ostensivo e rondas dos agentes da GM nas proximidades das ruas Antenor Guimarães, Raposo Tavares, Elvira Polak, Francisco Caron, Nilo Peçanha e do Terminal do Cabral (044.08824.2014). Relatos de moradores  e comerciantes da região revelam o alto índice de furtos e assaltos, alguns inclusive com uso de violência. O policiamento ostensivo poderia desincentivar tais condutas.

Rondas da Guarda Municipal foram igualmente requeridas nas proximidades das ruas João Gava, Nilo Peçanha, Victório Gasparin, Bruno João da Silva, Saturnino Arruda dos Santos, Jornalista Geraldo Russe Antônio César Casagrande, São Salvador, Mathilde da Silva Wolff, Lourenço Darif, Frederico Hain, Jornalista Alípio Miranda, Elias Thomé, Dona Branca do Nascimento Miranda, Hugo Simas (044.08627.2014)

Além dos pedidos mencionados, também foi requerida a instalação de ponto da GM na Praça Abílio de Abreu, no bairro Guabirotuba (044.09294.2014). Para fins de propiciar maior segurança ao local, faz-se necessária a instalação de um módulo policial no Horto Municipal, além de  monitoramento para a garantia da população que frequenta a praça e o centro de Atenção Psicossocial Cajuru (CAPS AD-Cajuru).

Videomonitoramento
Outra forma de se preservar a segurança da população, proposta pela Câmara de Curitiba, é a instalação de sistemas de videomonitoramento para o controle da região policiada. O pedido foi feito para a praça Adolfo Hilário da Veiga, no Conjunto Atenas I, no bairro CIC-Norte (044.09166.2014). Segundo o documento, os moradores da região estão preocupados com a ação dos assaltantes e dos vândalos que frequentam o local.

No mesmo sentido, outro requerimento também pede a instalação do sistema de videomonitoramento, em tempo real, na Avenida Manoel Ribas n° 6250, nas proximidades da Paróquia São José, no bairro Mercês (044.08185.2014). “Filmar todas as ações é uma forma segura de garantir a vida dos prestadores de serviços à cidade. Buscando a salvaguarda dos interesses destes comerciantes e moradores, urge providências que lhes garantam a segurança e o bem-estar todos os dias”, esclarece a justificativa do requerimento.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.