Vice sugere alterações no trânsito no Água Verde

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2010 18h10, última modificação 30/06/2021 16h04
Alterações viárias como sentido de tráfego e de estacionamento são algumas das opções apresentadas para melhorar o trânsito no bairro Água Verde. A implantação de mão única é outra das sugestões encaminhadas pela Câmara de Curitiba, nesta semana, em proposição do primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT).
Considerando que a adoção de mão única na avenida Água Verde vem produzindo resultados satisfatórios para desafogar o trânsito, principalmente nos horários de pico, o parlamentar sugere que a medida seja estendida até a rua Tamoios. Ao encontrar esta via, a avenida Água Verde, que agora tem três pistas, afunila para uma única pista, causando novos congestionamentos na região da Tamoios, onde desembocam veículos de sentido contrário. Por ali também passam linhas de ônibus, além do movimento em direção aos colégios das proximidades. A mão única facilitaria o fluxo e evitaria acidentes, por causa do cruzamento com a via rápida Centro-Capão Raso.
Melhoria
Outra alteração reivindicada ao primeiro vice-presidente por moradores e usuários está na rua Pedro Collere, que poderia ter sentido único de tráfego entre a avenida Presidente Getúlio Vargas e Professor Dário Vellozo. A sugestão inclui estacionamento em apenas um dos lados da via. Na opinião dos que precisam passar por estes locais todos os dias, as modificações contribuiriam para desafogar e disciplinar o fluxo de veículos. Segundo relato de um dos moradores, "a situação da rua foi agravada depois da abertura do Hospital Dr. Murici". Em razão do número elevado de veículos, "é comum que um tenha que aguardar outro para passar, principalmente, nas duas quadras em sentido à Dário Vellozo", comenta outro morador.
Tito Zeglin também justifica que no mesmo endereço há um condomínio residencial, "comprometendo ainda mais a passagem". O parlamentar acredita que a proposição apresentada terá estudo de viabilidade pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) para atender a todas as reivindicações, "considerando que o Água Verde é um dos bairros de melhor qualidade de vida na capital."