Viadutos da BR 277 serão inspecionados pela Comissão Especial da CMC

por Assessoria Comunicação publicado 11/12/2019 10h35, última modificação 12/11/2021 08h13
A Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos realiza uma nova vistoria nesta quinta-feira (12). A partir de 12 horas, o colegiado da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá inspecionar as condições estruturais de dois viadutos da BR 277, na saída de Curitiba a Ponta Grossa: a primeira visita será ao viaduto do Orleans e a segunda ao que faz a ligação entre os Contornos Sul e Norte. A fiscalização in loco vai contar com o apoio de técnicos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e de cursos de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No dia 3 de dezembro, o viaduto do Orleans foi pauta de uma reunião entre o próprio colegiado especial e técnicos do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Na ocasião, os vereadores tomaram conhecimento do andamento para início da duplicação do viaduto, já garantida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado. A obra está sendo tratada pelo Legislativo há seis anos. 

A inspeção nos elevados da BR 277 será a segunda a ser promovida pela Comissão Especial desde a sua instalação, ocorrida em 20 de novembro. A primeira aconteceu no último dia 29 de novembro em dois locais: a ponte do parque Tingui e o viaduto do Colorado. Os relatórios técnicos das primeiras vistorias foram entregues aos vereadores nesta segunda-feira (9). Nos documentos, os engenheiros do ITTI e do IEP recomendaram o monitoramento constante da ponte de madeira do Tingui, cuja situação está de “regular para ruim”; e aconselharam a redução da velocidade dos veículos no viaduto do Colorado, “principalmente na região da junta estrutural”. 

Denúncias e sugestões
O site da Câmara de Vereadores disponibiliza um canal para o envio de denúncias e sugestões à Comissão Especial. O banner está disponível na capa do site do Legislativo. Além das redes sociais, postando uma foto da ponte ou viaduto mais a hashtag #ponteseviadutoscuritiba, a população pode participar pelo e-mail comissao.ponteseviadutos@cmc.pr.gov.br. 

A comissão
Formada por nove vereadores, a comissão pretende prevenir acidentes e tragédias, como os registrados em outras cidades brasileiras, geralmente por falta de manutenção. O colegiado foi instalado por 30 dias para vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades. 

Presidido por Mauro Ignácio, o colegiado tem Professor Silberto (MDB) na vice-presidência e Bruno Pessuti na relatoria. Também participam, conforme a proporcionalidade dos partidos representados na Casa, os vereadores Cacá Pereira (DC), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode) e Serginho do Posto (PSDB). Os parlamentares já estudam a prorrogação dos trabalhos para 2020.