Via sem semáforo pode receber equipamento contra acidente

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2015 09h05, última modificação 01/10/2021 06h51

Para prevenir acidentes nos cruzamentos de vias, especialmente daquelas que possuem pista para automóveis, ciclovia e travessia de pedestres, o vereador Bruno Pessuti (PSC) sugere que Curitiba adote “medidas moderadoras de tráfego” (005.00123.2015). O termo consta em projeto de lei que tramita na Câmara Municipal e designa várias ações preventivas, que vão do reforço na sinalização à implantação de rotatórias e lombadas.

“Infelizmente, a utilização de bicicletas e skates nas ruas de Curitiba ainda não é seguro. Não existe a conscientização do motorista, razão pela qual se torna necessário o investimento em infraestrutura adequada e que possibilite uma locomoção que transmita segurança”, argumenta Bruno Pessuti. No projeto, ele pede que a Prefeitura de Curitiba promova intervenções principalmente nas vias onde não há semáforos.

O vereador entende que a solução para o tráfego não seria incentivar o uso do automóvel, mas melhorar o transporte público e tornar seguro o uso de “meios  de transporte limpos”. “A realidade do trânsito das cidades brasileiras é cada vez mais preocupante, por isso precisamos pensar em alternativas”, justifica.

A proposição pede que as ciclovias recebam sinalização alertando para o trajeto de linhas do transporte coletivo – e vice-versa, com alertas para os motoristas de ônibus a respeito das bicicletas – nas intersecções das ruas. “Travessias elevadas são medidas moderadoras de tráfego”, exemplifica Pessuti.

Tramitação
Após ter sido lida no pequeno expediente do dia 21 de maio, o projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro receberá instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois seguirá para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.