Vereadores vão fazer homenagem póstuma

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2006 19h55, última modificação 14/06/2021 09h12
"Venho à tribuna para falar de um homem visionário e pioneiro que acreditou e investiu no Paraná." A afirmação é do vereador Ney Leprevost (PP), na sessão plenária desta terça-feira (7), na Câmara de Curitiba, ao defender seu projeto em parceria com o vereador Angelo Batista (PP), que concede o título de Cidadão Honorário póstumo a Alberto Abujamra.
O homenageado nasceu em 1923, em Zahle, no Líbano. Era casado com a artista plástica Jacyra Mauad Abujamra e tinha  cinco filhos. Veio para Curitiba em 1941, onde estudou e  se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante cinco anos, trabalhou como delegado de terras, chegando a catalogar a tribo de índios caingangues no interior, em Serra Dourada.
Empreendedorismo
"Uma das características de sua personalidade foi o empreendedorismo", lembrou Leprevost, em sua justificativa. Segundo o parlamentar, Alberto  Abujamra sempre foi inovador. Trouxe a primeira máquina colheitadeira de café eletrônica ao Paraná, importada dos Estados Unidos. Na pecuária, foi um dos pioneiros na importação de gado da raça Simental, da Alemanha para Umuarama.
Na área gastronômica, inaugurou diversos restaurantes, entre eles o tradicional Tingüi, onde comercializou a primeira pizza de massa fina e o primeiro "fast food" da cidade. Foi pioneiro no lançamento do frango assado no rolete, na Marechal Deodoro. Como industrial, fundou a primeira indústria de massa caseira no Paraná, a Italmassa.
Hotelaria
Em 1973, entrou para o ramo da hotelaria, inaugurando o primeiro hotel classificado pela Embratur em Curitiba, o Mabu Hotel, conhecido como hotel dos presidentes. Posteriormente,  inaugurou seu segundo empreendimento hoteleiro, para convenções, na Cidade Industrial de Curitiba, o Mabu Parque & Resort.
Em Foz do Iguaçu, revolucionou o setor, abrindo o primeiro resort do Sul do País, hoje considerado um dos melhores do Brasil, o Mabu Thermas & Resort.
O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), ressaltou que o homenageado é exemplo de vida para todos.
Também pediu a palavra o vereador Paulo Salamuni (PV) para destacar as qualidades de Abujamra, ressaltando que "ele é um vencedor e propiciou mais de 400 empregos para nossa cidade".