Vereadores trabalham pelo fim da desigualdade

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2007 19h15, última modificação 17/06/2021 10h37
Em tempos de questionamento quanto à ética parlamentar nos diferentes níveis da atividade legislativa no País, “o vereador é a figura política de maior interação com a sociedade e que preserva mais diretamente a promoção do seu bem-estar e a busca pela eliminação das desigualdades sociais”. A afirmação é do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), manifestada nesta segunda-feira (1º), Dia do Vereador. “De fiscalizador a intérprete dos interesses da população, também responsável pelo controle social, o vereador mantém seu papel político de assegurar o processo democrático”, afirmou o parlamentar.
Ao contrário do que imaginam os detratores da figura legislativa, o vereador está cada vez mais integrado a este processo, traduzindo em cada ato ou afirmação a defesa do Estado Democrático de Direito, das garantias individuais e dos direitos humanos de cada cidadão. Para Derosso, “é justamente no particularismo das diferentes opiniões que se valoriza a atividade pública e se regula o bem comum, não apenas pela elaboração de leis, mas também pelo acompanhamento e interferência nas questões sociais”.
A Câmara de Curitiba tem sido exemplo para outros Legislativos no cumprimento das leis, nas medidas administrativas para tornar claro e transparente o trabalho dos parlamentares, na promoção de debates e seminários e nos dispositivos de acessibilidade à informação, para que toda a população veja a Casa como sua real representante.
Também tem contribuído para a afirmação de uma cultura que isente quaisquer tipos de preconceitos relativos à raça, credo, orientação sexual, convicção filosófica ou ideológica, porque permite o debate público, “abre suas portas aos diferentes pontos de vista, colaborando para a construção de consensos fundamentados em procedimentos democráticos. “Qualquer cidadão pode conferir via internet, pela TV Online ou nos quiosques multimídia, as atividades diárias de cada vereador curitibano e a numerosa gama de assuntos abordados nos eventos e seminários realizados durante o ano”, acentuou o parlamentar.
“O trabalho concomitante do Legislativo e Executivo traz à cidade dinamismo em seu desenvolvimento e fortalecimento em suas representações políticas, servindo de exemplo para diversas capitais do País”, finalizou o presidente da Casa.