Vereadores têm propostas para melhorar o trânsito
Os vereadores Omar Sabbag Filho (PSDB) e Jonny Stica (PT) protocolaram, nesta semana, dois projetos na Câmara Municipal de Curitiba. Ambos tratam de medidas para melhoria do trânsito da cidade: a primeira sobre sinalização de obras em logradouros públicos e a segunda, sobre flexibilização dos horários dos funcionários públicos, para evitar os horários de pico.
Na proposta que trata sobre a regulamentação de sinalização de obras e atividades na cidade, é prevista a inclusão de dois artigos na lei em vigor, de julho de 2004. Um trata da prévia sinalização de obras em logradouros públicos e outro, de multa de R$100 por dia para o responsável da obra que descumprir a lei.
No segundo projeto, é sugerida alteração na lei de agosto de 1958, sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais. Os vereadores propõem a flexibilização dos horários dos servidores, sem alteração de carga horária, sujeitos à aprovação, para que trabalhem em períodos alternativos e evitem a entrada e saída quando há grande movimentação, como 8h e 18h.
A frota de veículos de Curitiba tem aumentado cerca de 7% ao ano, correspondendo a mais de um veículo e meio por habitante. “Temos que iniciar uma nova cultura urbana, que se adapte às transformações dos conglomerados urbanos. Essas propostas podem ser uma pequena contribuição hoje, mas são exemplos para que os outros setores pensem a respeito e também adaptem seus serviços”, defende Omar Sabbag Filho.
Na proposta que trata sobre a regulamentação de sinalização de obras e atividades na cidade, é prevista a inclusão de dois artigos na lei em vigor, de julho de 2004. Um trata da prévia sinalização de obras em logradouros públicos e outro, de multa de R$100 por dia para o responsável da obra que descumprir a lei.
No segundo projeto, é sugerida alteração na lei de agosto de 1958, sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais. Os vereadores propõem a flexibilização dos horários dos servidores, sem alteração de carga horária, sujeitos à aprovação, para que trabalhem em períodos alternativos e evitem a entrada e saída quando há grande movimentação, como 8h e 18h.
A frota de veículos de Curitiba tem aumentado cerca de 7% ao ano, correspondendo a mais de um veículo e meio por habitante. “Temos que iniciar uma nova cultura urbana, que se adapte às transformações dos conglomerados urbanos. Essas propostas podem ser uma pequena contribuição hoje, mas são exemplos para que os outros setores pensem a respeito e também adaptem seus serviços”, defende Omar Sabbag Filho.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba