Vereadores sugerem obras para conter enchentes no bairro CIC

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/03/2023 17h55, última modificação 15/03/2023 09h35
O autor, Toninho da Farmácia, pede uma solução definitiva para o problema.
Vereadores sugerem obras para conter enchentes no bairro CIC

“O povo ali do Barigui, do CIC, é alagado há mais de 40 anos”, disse Toninho da Farmácia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Indicação ao Executivo aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nessa terça-feira (14), gerou debate em plenário sobre a solução para as enchentes na cidade, em especial no bairro CIC. “O povo ali do Barigui, do CIC, é alagado há mais de 40 anos”, afirmou o autor da proposição, vereador Toninho da Farmácia (União).

A sugestão é para que seja implantado um conduto forçado, uma coletora ou uma tubulação de galerias pluviais da região dos parques Cambuí, Ananaí e Mané Garrincha até a Vila Resistência. A indicação também pede a reconstrução dos diques ou dos taludes às duas margens do Rio Barigui (205.00058.2023).

“Conseguimos eliminar as enchentes que prejudicavam o Vitória Régia [no CIC] com algumas ações que foram feitas”, pontuou Toninho. “Se houve um erro ao liberar uma área ali [o loteamento], então, nós temos dever de consertar isso de alguma forma”, continuou. “O paliativo”, como só desassorear o rio, defendeu ele, “não vai resolver” o problema das enchentes.

A solicitação, conforme a proposição indica, já foi avalizada em plenário anteriormente, sendo a última vez em fevereiro deste ano. Toninho também lembrou que a intervenção tem sido defendida por outros parlamentares em pronunciamentos recentes. “É um problema dos vereadores da cidade de Curitiba, que têm que lutar pela cidade.”

Oscalino do Povo (PP) falou que os temporais também têm trazido transtornos aos bairros Lindoia e Fanny. Obras recentes, segundo ele, amenizaram o problema, mas a situação ainda não foi solucionada. Pastor Marciano Alves (Solidariedade) citou o exemplo da cidade de Pinhais, na Grande Curitiba, no combate às enchentes. Alexandre Leprevost (Solidariedade) sugeriu que Toninho busque o vice-prefeito Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades, para tratar da questão.

Armazéns da Família
João da 5 Irmãos (União) defendeu, nessa manhã, indicação de sua iniciativa com a proposta que os Armazéns da Família ampliem as modalidades de pagamento aceitas, inclusive por QR Code PIX (205.00045.2023). Segundo o vereador, o pedido partiu da comunidade. “Tendo em vista que, atualmente, muitas pessoas utilizam apenas esta forma de pagamento [PIX], a ampliação auxiliaria o cidadão”, justificou.

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba