Vereadores sugerem bicicletários no metrô

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2009 18h45, última modificação 25/06/2021 10h42
Os vereadores Jonny Stica (PT) e Omar Sabbag Filho (PSDB) protocolaram em conjunto, nesta terça-feira (22), na Câmara de Curitiba, uma sugestão ao Executivo para a inclusão de bicicletários em todas as estações do projeto do metrô. “Aproveitamos o Dia Sem Carro para pedir à prefeitura empenho nos novos projetos para que alternativas não poluentes aos carros, como as bicicletas, tenham prioridade”, diz Jonny Stica. “Estudos sugerem que o uso de bicicletas pode diminuir até 10% do trânsito nas grandes cidades”, completa.
Após observar que o projeto do metrô vai comportar ciclovias, os parlamentares acreditam ser natural a adoção dos equipamentos. “A instalação de bicicletários nas estações de metrô ampliará as condições de uso de bicicletas como alternativa de transporte das pessoas, garantindo segurança e ampliando a confiabilidade no transporte multimodal”, diz Omar Sabbag Filho.
Aluguel
Segundo os parlamentares, a implantação de bicicletários no metrô ainda possibilitará que, no futuro, seja viabilizado o aluguel de bicicletas na cidade, assim como acontece na França e Holanda. A sugestão dos vereadores também foi protocolada no site www.metro.curitiba.pr.gov.br, que está recebendo contribuições para elaboração do edital de licitação até o final de outubro.