Vereadores requerem revitalização e pavimentação de ruas

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2014 09h25, última modificação 24/09/2021 10h42

Diversos requerimentos protocolados na Câmara Municipal nos últimos quinze dias requerem à prefeitura a pavimentação de ruas e a manutenção do asfalto existente em vários bairros de Curitiba. Algumas das solicitações já foram respondidas pelo Poder Executivo, que esclarece sobre a programação de obras ou a ausência de dinheiro no orçamento para executar a melhoria.

Na rua Anna Garcia de Moura, no Pilarzinho, foi solicitada a revitalização do asfalto no trecho entre as ruas Vital Gulisz e Osvaldo Pftuzenreuter. Segundo os moradores da região, o pavimento está em “péssimo estado de conservação”, com vários buracos, prejudicando a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres. Em resposta ao pedido (044.07895.2014), a prefeitura informou que a obra está programada para acontecer ainda neste ano.

Outro recape solicitado foi para a rua Érico Andretta, no bairro Xaxim. No documento (044.07645.2014) o vereador alega que a via possui apenas anti-pó, “aplicado há muitos anos e que, devido a grande quantidade de operações tapa buraco, está em péssimas condições”. A prefeitura informa que a Érico Andretta não está contemplada no orçamento de 2014, mas fará parte de um diagnóstico para futuro atendimento.

No São Braz, foi requerida a pavimentação e a instalação de meio-fio na rua Concriz, desde a rua Ângelo Massignan até a José Rubens de Lima. Segundo o pedido (044.06645.2014), a demanda foi apresentada pelo Grêmio Esportivo e Cultural São Braz, que reforça sobre a necessidade de aumentar a segurança do trânsito na via, bem como acabar com os problemas causados pelo barro que surge nos dias de chuva. Conforme o Poder Executivo, o trecho está relacionado como prioridade para execução, mas é necessário incluir a benfeitoria no orçamento municipal.

Operações tapa buraco foram reivindicadas na CIC, nas ruas Solange Maestrelli (044.07475.2014) - em toda sua extensão - e na Marcio José Aboniski, entre as ruas Deputado Cunha Bueno e 25 de Dezembro. Neste último trecho, no Moradias Diadema, o requerimento (044.07561.2014) argumenta que a rua está totalmente danificada, “dificultando a passagem de veículos e pessoas que transitam no local”.

Todos os requerimentos podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) da Câmara de Curitiba, disponível no site da instituição. Na aba “proposições”, ao se selecionar “requerimento”, na espécie, é possível consultá-los por tipo (a exemplo das solicitações à prefeitura ou a outros órgãos), período de apresentação e iniciativa.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.