Vereadores representam Câmara Municipal em futebol solidário

por Pietra Hara*, especial para a CMC — publicado 17/12/2024 17h15, última modificação 17/12/2024 17h23
Evento de fim de ano solidário da Câmara de Curitiba, “Jogar e Fazer o Bem” arrecadou doações para crianças em situação de vulnerabilidade.
Vereadores representam Câmara Municipal em futebol solidário

O torneio solidário foi realizado na Ligga Arena. (Foto: Carlos Costa)

No último domingo (15), vereadores e servidores públicos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participaram da terceira edição do “Jogar e Fazer o Bem”, uma maratona de dez jogos beneficentes na Ligga Arena com o objetivo de ajudar projetos sociais voltados a crianças em situação de vulnerabilidade da capital do Paraná. O evento de final de ano é fruto da parceria entre a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) e a Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap). 

A edição de 2024 do “Jogar e Fazer o Bem” trouxe como resultado a arrecadação de brinquedos, bolas personalizadas e dinheiro para duas instituições de Curitiba: o projeto Pão Nosso de Cada Dia, que trabalha com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no bairro Santa Quitéria e no município de Araucária; e o Instituto Futebol de Rua, projeto social já apoiado pela Funcap. Além disso, 5 mil kits de pinturas foram distribuídos no evento Natal Solidário do Castelo do Batel, para as crianças da rede de ensino municipal que estavam na ação.

Hamilton Junior, presidente da ASCMC e um dos organizadores do torneio, destacou a importância do “Jogar e Fazer o Bem” para o cenário social de Curitiba. “As pessoas vêm, jogam futebol, trazem os familiares, passam um dia bacana aqui na Arena e, além disso, fazem a doação de brinquedos para as fundações”. “Tem toda essa questão da solidariedade”, concluiu.

Vereadores e convidados ressaltam a importância de ações beneficentes 

“Deu para correr um pouquinho, deu para fazer um gol, mas o mais importante é a gente ajudar, a parte da solidariedade que está envolvida neste evento”, declarou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), após o término da partida. Fachinello foi o craque do jogo do time Amarelo, que goleou o time Preto e finalizou a partida com o placar de 9 a 1. Ele salientou que espera que o evento perdure pelos próximos anos, “para fazer um Natal um pouco melhor para quem precisa”.

Tico Kuzma (PSD), líder do governo no Legislativo, ressaltou a importância de ações beneficentes como o “Jogar e Fazer o Bem” em Curitiba. “Acho que é uma celebração de final de ano que tem como o intuito principal essa arrecadação de brinquedos que, junto com a Funcap, que vão possibilitar que crianças fiquem um pouco mais felizes no Natal.” Bruno Pessuti (Pode) destacou que o evento traz esperança para a população. “É principalmente para ajudar as pessoas, ajudar o próximo. É o que nos motiva a se divertir aqui uma vez ao ano e fazer o bem”.

O jogo dos vereadores contou com times mistos entre os parlamentares, servidores públicos da CMC e convidados. Craque do jogo pelo time Preto, o ativista ambiental Diego Saldanha participou pela terceira vez do evento e afirmou que ações solidárias como essa não devem parar. “A cada ano que passa, o sucesso só aumenta. E o tamanho da arrecadação aumenta mais ainda. Então o evento é de extrema importância e eu só peço que ele continue”.

A participação feminina no jogo dos vereadores ficou por conta da ex-pugilista e primeira campeã brasileira de um mundial de boxe feminino, Rosilete dos Santos. “A ação é muito bacana, ano passado já participei aqui na Arena. É mais um evento em prol das nossas crianças e de quem está precisando”, comentou Rosilete. “Eu era a única mulher no meio de campo, dei o meu máximo e fico feliz de ser lembrada como uma das convidadas especiais deste evento”, relatou.

Marcaram presença em campo os vereadores João da 5 Irmãos (MDB), Sidnei Toaldo (PRD), Rodrigo Reis (PL), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Marcelo Fachinello (Pode), Professor Euler (MDB), Osias Moraes (PRTB), Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode) e Mauro Bobato (PP). Tico Kuzma (PSD) e Amália Tortato (Novo) acompanharam a partida, que também contou com a presença dos vereadores da 19ª Legislatura Jasson Goulart (Republicanos) e Guilherme Kilter (Novo), assistindo e jogando, respectivamente. 


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Ricardo Marques