Vereadores reconhecem excelência da Federal
Os vereadores da Câmara de Curitiba uniram consenso em torno da Universidade Federal do Paraná e dos excelentes resultados que vem obtendo a administração do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior. Moção com votos de aplausos reconhecendo os méritos de trabalho da atual reitoria e equipe foi assinada pelos 38 vereadores.
O reitor Carlos Moreira e a vice-reitora, professora Márcia Helena Mendonça, como toda a equipe de pró-reitores, diretores e assessores que integraram a gestão 2002-2006, além dos administradores da atual equipe, gestão 2006-2010 foram homenageados pelos resultados de crescimento educacional e administrativo alcançados pela UFPR.
Dados do Ministério
De acordo com o Ministério da Educação, a matriz de crescimento de alunos na graduação demonstrou que as universidades públicas brasileiras já consolidadas cresceram em média 3,1% no ano de 2005. Já a UFPR, no mesmo período, cresceu 15,65% em números absolutos e 13,7% na média, o que hoje a coloca entre as maiores universidades públicas do País. A Federal está ocupando o terceiro lugar, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Esses dados, divulgados pelo MEC, segundo o reitor, demonstram que a política de acesso à graduação na UFPR está tendo o resultado esperado, ampliado pela possibilidade da comunidade se inserir na instituição, através do Provar, processo de ocupação das vagas ociosas.
A vereadora Roseli Isidoro (PT), que já foi pró-reitora da instituição, foi signatária do documento e justificou que "a Câmara Municipal de Curitiba não poderia se omitir de ressaltar o excelente trabalho de toda a diretoria da Universidade Federal". Todos os vereadores fizeram questão de consolidar com a vereadora "cumprimentos e reconhecimento ao trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal do Paraná", concordou o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB).
A primeira universidade brasileira "é motivo de orgulho constante para todos os paranaenses, em especial para os cidadãos de Curitiba" ratificou a parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba