Vereadores querem dados do IAP sobre aterros

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2010 14h10, última modificação 29/06/2021 10h54
Preocupados com a destinação dos resíduos sólidos da Grande Curitiba, os vereadores das comissões especiais do Lixo e de Assuntos Metropolitanos promoveram, nesta terça-feira (18), uma reunião conjunta para concentrar esforços na busca de soluções para a questão. Ficou decidido que as comissões pedirão  informações ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre quais empreendimentos estariam aptos a receber o lixo da capital e região metropolitana.
Da mesma forma, a empresa privada que é proprietária de terreno em Fazenda Rio Grande será convidada a conversar com os vereadores na próxima terça-feira (25), para que detalhe as atividades que já desenvolve. "Gostaríamos que ela fizesse uma apresentação do seu trabalho, pois as informações têm sido dadas principalmente pelos jornais", explica o vereador Roberto Hinça (PDT), presidente da Comissão do Lixo. Do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, os vereadores querem dados atualizados sobre o andamento do processo de licitação da nova indústria de processamento de lixo (Sipar), até então parado na Justiça.
Parceria
Hinça compartilhou com os colegas as medidas tomadas desde a criação da Comissão Especial do Lixo, da qual é presidente, como as visitas ao Aterro da Caximba, ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) e ao município de Mandirituba. Rapidamente, pontuou os dados mais relevantes das reuniões realizadas com o Consórcio Intermunicipal, Ministério Público e especialistas em meio ambiente.
Omar Sabbag Filho (PSDB), presidente da Comissão Especial de Assuntos Metropolitanos, adiantou a intenção de trabalhar em parceria com os colegas, ressaltando a pertinência da questão do lixo para toda a região metropolitana. "Estamos entrando em contato com todas as presidências das Câmara Municipais da região metropolitana, para que tomem conhecimento da nossa iniciativa e possam participar dos debates", afirmou Sabbag Filho. Participaram da reunião conjunta os vereadores Algaci Tulio (PMDB), Julião Sobota (PSC), Pedro Paulo (PT), Denilson Pires (DEM), Aladim Luciano (PV) e Noemia Rocha (PMDB).