Vereadores querem ciclomobilidade na região sul
Na sessão plenária dessa quarta-feira (29), vereadores defenderam a manutenção da vias calmas e o incentivo à ciclomobilidade. Foi aprovado em plenário um requerimento (201.00098.2017) à prefeitura para que viabilize a implantação de ciclovias no bairro Sítio Cercado. A proposta é assinada por Goura e Marcos Vieira, do PDT, e Professor Silberto (PMDB).
“Hoje [quarta], no aniversário da cidade, temos uma notícia muito positiva para a ciclomobilidade. No jornal Metro tem a notícia: o Centro tem alta de 198% de aumento do uso da bicicleta como meio de transporte”. Ele informou que fez uma visita ao bairro Sítio Cercado com Professor Silberto e Marcos Vieira e juntos identificaram diversas vias que podem formar uma rede para o uso da bicicleta, como a David Tows, a Izaak Ferreira da Cruz e a Lauro Gentil Portugal. “84% da nossa topografia é plana e isso beneficia o uso da bicicleta. O que precisamos é garantir a conexão desses ciclistas com o Centro.”
Ele manifestou sua preocupação com relação a uma entrevista dada pelo prefeito Rafael Greca a um jornal. “Ontem [terça] o prefeito anunciou na imprensa a intenção de mexer com os limites das vias calmas e da área calma.” Mas para Goura, a área calma é necessária à segurança no trânsito. “Menor velocidade garante maior fluidez.” Ele informou que esteve no Cajuru e que 70% dos atendimentos no pronto socorro são de traumas de trânsito.
“O exemplo dado aqui é muito importante, que está aumentando o número de cilistas. E a prefeitura, ao invés de incentivar e apoiar a mobilidade sustentável, faz este anúncio que nos deixa preocupados porque temos que avançar na redução das mortes no trânsito e na segurança viária para todos, não só para quem está dentro do carro.” Segundo Goura, a maior parte dos investimentos cicloviários, no momento, estão concentrados centro e norte da cidade.
Professor Silberto também defendeu a ideia. “Se tivesse ciclovia no Sítio Cercado, deixaria meu carro em casa e andaria mais de bicicleta, isso melhoraria até a saúde.” Marcos Vieira argumentou que há um volume grande de pessoas na região sul e a ideia trará muitos benefícios.
Para Tico Kuzma (Pros), a prefeitura deveria ter em todos os bairros esse plano cicloviário, que incentivasse as pessoas a deixarem seus carros em casa. Osias Moraes (PRB) afirmou que se houver aumento da velocidade nas vias calmas vai trazer impacto na saúde. “Os números mostram que não vale a pena mexer.”
Reforma em escola
Na segunda parte da Ordem do Dia os vereadores também discutiram proposição do vereador Silberto (PMDB), que sugere ao Executivo a reforma da Escola Municipal David Carneiro (201.00101.2017). Segundo o parlamentar, as instalações não dão condições de trabalho aos funcionários. “É triste ver a realidade”, disse.
“Falta segurança, a estrutura física está comprometida, a rede elétrica é inadequada, o mobiliário escolar ficou obsoleto. A quadra esportiva está esburacada, não há acessibilidade, espaço para iniciação científica, a biblioteca é improvisada”, enumerou Silberto. Professora Josete lembrou que os problemas são antigos, ainda da gestão anterior do atual prefeito. Noemia Rocha (PMDB) também criticou a falta de estrutura.
Outro requerimento de Silberto foi aprovado, no qual ele sugere à Prefeitura de Curitiba implantar integralmente a lei municipal 14.580/2014, que prevê tempo dentro da jornada dos professores para formação continuada. “Não estão sendo respeitados os direitos de educadores e discentes na Educação Infantil”, colocou na justificativa (201.00100.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba